Cidadeverde.com

No Piauí, PRF apreende madeira sem licença ambiental que vinha do Pará

Imprimir

Foto: Ascom/PRF

Policiais Rodoviários Federais e agentes da Secretaria de Fazenda do Piauí realizaram a apreensão de 31 m³ de madeira serrada, que estavam sem licença ambiental válida para o transporte. A apreensão ocorreu no município de São João da Fronteira.

Ao abordarem o veículo de carga, conduzido por um homem de 38 anos que não teve a identidade revelada, os policiais identificaram a irregularidade. Foi solicitado ao condutor toda a documentação ambiental referente a carga, ele informou que a madeira era de reflorestamento, porém a documentação apresentada não possuía autenticidade. O respectivo carregamento estava, portanto, sem a devida documentação ambiental, comprovando o crime.

A carga avaliada em R$ 9.148,49 vinha do município de Bajaru, no Estado do Pará, e tinha como destino o município de João Câmara, no Rio Grande do Norte.  Os detalhes sobre o destino da carga foram repassados pelo condutor do veículo.

A Empresa Proprietária do veículo e da carga foram enquadradas no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais. Toda a carga de madeira e o veículo foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e encontram-se disponíveis na cidade de Piripiri para os encaminhamentos devidos. O condutor ainda pode responder por uso de documento falso.

Em 2018, a PRF efetuou a apreensão de 1.267,33 m³ de madeira irregular nas rodovias que cortam o estado. Somente esse ano, a PRF já realizou a apreensão de 1.033,33 m³ desse mesmo tipo de carga.

Lídia Brito
Com informações da PRF

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais