Cidadeverde.com
Últimas

Parques Ambientais são opções para aproveitar o Dia das Crianças;programação

Imprimir

Foto: Ascom/Semam

O Dia das Crianças se aproxima e os pais começam a se programar para curtir o feriado ao lado dos pequenos. Os parques ambientais, que permitem programas ao livre e em contato com a natureza, são boas opções para esses momentos de diversão. Por isso, a Prefeitura de Teresina manterá funcionamento desses espaços neste feriado (12), que estarão preparados para receber o público.

O Parque da Cidade, localizado no bairro Primavera, vai receber o Festival da Alegria neste Dia das Crianças, com uma programação que vai das 8h às 12h. As atividades incluem teatro de bonecos, dança kids, bonecos da Disney, banho de cascata, carro pipa, pintura de rosto, trenzinho da alegria, distribuição de escovas de dentes e de cremosinho, recreação e jogos. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam).

Já o Parque Estação Cidadania, situado no cruzamento das avenidas Frei Serafim com Miguel Rosa, estará aberto e conta com boa estrutura para a garotada se divertir, a exemplo de playground, pista para andar de bicicleta, patins e skate. O local funcionará das 5h30 às 21h30.

O Parque Ambiental Matias Augusto de Oliveira Matos (Lagoa do Mocambinho), localizado na Avenida Freitas Neto, segue os mesmos horários do Parque Estação Cidadania e estará aberto das 5h30 às 21h30. O espaço também possui playground e outros equipamentos que podem ser aproveitados pelas crianças, como quadras para múltiplas práticas de esportes.

Outra opção é o Parque Ambiental Encontro dos Rios, um dos belos cenários naturais da cidade, que estará funcionando normalmente, das 9h às 19h. Localizado no bairro Poti Velho, o parque conta com trilha ecológica e playground.

Uso dos parques para eventos e outras atividades requer autorização

Os parques ambientais se configuram como importantes aliados na oferta de mais qualidade de vida para a população, na medida que incorporam função ecológica, de lazer, práticas de atividades físicas e socialização. Isso contribui, por exemplo, para reduzir o sedentarismo e amenizar o estresse gerados pelo cotidiano no meio urbano.

Para quem deseja utilizar algum dos parques ambientais para realizar eventos e outras atividades, é necessário fazer uma solicitação, com antecedência, junto à Semam, que fica situada na Avenida Duque de Caxias, 3520, bairro Primavera (Parque da Cidade).

A Semam funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Para mais informações, basta entrar em contato pelos telefones (86) 3225-5925 ou 3225-6555.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) lança projeto Domingo no Parque Zoobotânico com o objetivo de estimular a visitação das crianças à maior área de preservação ambiental dentro da capital.  

“Aproveitamos o mês de outubro para lançar a programação com atividades ecológicas e apresentações artísticas. Mas, pretendemos que esse projeto se estenda além de outubro, para que mais famílias vivam momentos de lazer e de conexão com o meio natural dentro Zoobotânico”, destaca a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro. 

O convívio com a natureza e a conservação dos parques ambientais devem fazer parte da rotina da população. A ideia é que, através dessa conexão, as crianças vivenciem os ambientes naturais, experenciando sensorialmente a fauna e flora do parque.  

"A primeira infância é uma fase em que as crianças assimilam conceitos e valores com muita facilidade. Se ensinarmos a elas que é importante conservar e proteger a natureza ela levará isso por toda a vida naturalmente”, afirma a Dmair Silva, diretora de Parques e Florestas da Semar.

Em todos os domingos do mês de outubro, haverá apresentações de teatro, contação de histórias, atividades ecológicas com os auditores da Semar e distribuição de pipoca para a criançada. Para o dia 12 de outubro, Dia da Criança, a Semar planejou uma edição especial do projeto, com apoio da Coordenadoria de Comunicação do Piauí (CCom), Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), Secretaria de Estado de Cultura do Piauí (Secult) e Secretaria de Estadual da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

Revitalização
A revitalização do parque Zoobotânico é uma das prioridades do Governo Estadual e da Semar. Atualmente, uma empresa de engenharia está fazendo o levantamento de toda a situação das vias de acesso e da estrutura física do parque, para que ele se renove, se aperfeiçoe. 
 

Confira a programação: 

06/10 – Domingo
•    8h Passeio Guiado pelo Parque 
•    9h Grupo Vagão
•    10h Atividade Ecológica 


12/10 - SÁBADO PROGRAMAÇÃO ESPECIAL 
•    7h:30 Abertura com personagens infantis
•    8h às 10h Circuito Kids de Regularidade 
•    9h às 11h – Passeio com guia

PALCO BICHARADA 
•    10h:15 História dos 3 Rs (Reutilizar, Reciclar, Reaproveitar)
•    10h:30 Zumbinha Kids com personagens infantis
•    11h Apresentação Musical do grupo Vagão
•    12h Apresentação da peça  "O grande Circo Abracadabra "

13/10 – Domingo
•    8h Passeio Guiado pelo Parque 
•    9h - Grupo Vagão
•    10h – Atividade Ecológica 


20/10 – Domingo
•    8h Passeio Guiado pelo Parque 
•    9h Balaio de Histórias
•    10h Atividade Ecológica 


27/10 - Domingo
•    8h Passeio Guiado pelo Parque 
•    9h Balaio de Histórias
•    10h Atividade Ecológica


Da redação
redacao@cidadeverde.com 

Imprimir