Cidadeverde.com
Viver Bem

Dicas para alimentar crianças de forma saudável e nutritiva

Imprimir

Foto: Arquivo FMS

Fazer uma criança comer pode ser uma tarefa árdua, dependendo do temperamento do pequeno. Entretanto, é possível transformar as refeições em um momento agradável caso os pais consigam aliar nutrição e prazer. Dados da Organização das Nações Unidas pela Alimentação e Agricultura (FAO) mostram que 7% dos brasileiros com até 5 anos de idade estão acima do peso.

Para reverter essa situação, é preciso dar o exemplo. Por isso, pais devem comer alimentos saudáveis na frente dos filhos, despertando a curiosidade Afinal, os menores seguem as atitudes dos mais velhos.

Doces e salgados

Outra dica importante: evite consumir açúcar. Aliás, determinados petiscos e pratos industrializados de preparo rápido costumam possuir muita concentração de gorduras. Portanto, aposte em biscoitos naturais.

Diversificar alimentos torna o prato mais colorido e saudável. Essa regra prática não deve ser deixada de lado. Ainda para despertar a curiosidade, deixe a criança ajudar a cozinhar. Faça receitas mais simples que permitam aos pequenos finalizar a tarefa, misturar algum líquido, qualquer coisa que crie laços positivos com os alimentos.

É comum que a criança negue comer algum alimento que estranhe. Ofereça mais ade uma vez, de formas diferentes. Esse processo pode ser longo. Por isso exige calma. O ideal também é que o ambiente seja calmo na hora de comer.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir