Cidadeverde.com

Cineas Santos profere curso de atualização ortográfica

Imprimir

Todos os funcionários vinculados à Fundação Municipal Cultural Monsenhor Chaves participam, no período de 19 a 27 de janeiro, do curso gratuito de atualização ortográfica proferido pelo professor e presidente da Fundação Cultural, Cineas Santos.

Ao todo, 840 profissionais deverão participar da iniciativa, realizada no auditório da Casa da Cultura das 08 às 10 horas. O objetivo do curso é preparar os funcionários da Fundação para lidar com as mudanças provocadas pela reforma ortográfica que começou a valer no início deste ano.

Além das casas mantidas pela FCMC, o curdo deve beneficiar ainda quem tem a escrita como ferramenta de trabalho, como é o caso de funcionários da Semcom – Secretaria Municipal de Comunicação- e Semec – Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Para o presidente da FCMC e idealizador, o professor Cineas Santos, o curso pode oferecer algo muito mais além do que o conhecimento sobre as regras. “O acordo ortográfico saiu do campo da especulação e tornou-se Lei. As Leis são para serem cumpridas. Conhecer bem a língua do país onde se vive é um ato de cidadania. O que vamos fazer é capacitar os nossos funcionários a exercerem o direito a se expressar adequadamente”, relata.

 
Sobre a reforma

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, no dia 29 de setembro, o decreto que estabelece o cronograma para a vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

O acordo entrou em vigor em janeiro de 2009, mas as duas normas ortográficas --a atual e a prevista no acordo-- poderão ser usadas e aceitas como corretas nos exames escolares, vestibulares, concursos públicos e demais meios escritos até dezembro de 2012.

A reforma ortográfica prevê mudanças na língua portuguesa, como o fim do trema, a supressão de consoantes mudas, novas regras para o emprego do hífen, inclusão das letras w, k e y ao idioma, além de novas regras de acentuação.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: