Cidadeverde.com

Teresina recebe campanha de conscientização sobre o AVC

Imprimir

Uma em cada quatro pessoas terá um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ao longo da vida. A doença é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade, se não tratada com rapidez. Por isso, a Associação Reabilitar, através do Projeto Pense Bem AVC, e em parceria com o Sesc Ilhotas, realizará, de 21 a 31 de outubro, em Teresina, a Campanha Nacional de Combate ao AVC.

A campanha trará a Teresina a Exposição Interativa do AVC. A exposição percorrerá espaços com grande atração de público, como shoppings, universidades, parques e escolas, e, ao todo, consistirá em mais de 74 horas de exibição durante os 10 dias de exposição.

A exposição faz parte da programação da Campanha de Combate ao AVC 2018 idealizada pela Associação Brasil AVC. Durante a mostra, o público poderá conhecer os sintomas, a importância do atendimento rápido, tratamento, cuidados preventivos. Haverá oportunidade de se colocar no lugar do paciente, vivenciando possíveis sequelas do AVC.

Considerado uma das principais causas de morte do mundo, o AVC reúne o maior número de pacientes em tratamento no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), superando o de vítimas de trânsito. A doença decorre de um entupimento ou rompimento de vasos que levam sangue ao cérebro. Os riscos vão de morte a sequelas como alterações motoras, visuais, linguagem, cognitivas, entre outras.

O indivíduo acometido pode desenvolver um aumento exagerado da contração muscular involuntário, o que é chamado de espasticidade, que compromete a mobilidade e atividades simples do dia a dia, como vestir-se e fazer a higiene pessoal. Aproximadamente metade dos acometidos terá depressão e podem apresentar déficit de memória. A incapacidade poderá levar a aposentadoria precoce, necessidade de cuidadores e perda a independência.

Confira a programação do Projeto Exposição Interativa:

PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA:

21/10 – CENTRO INTEGRADO DE REABILITAÇÃO-CEIR

Horário: 08:00 às 17:00 horas

08h às 10h - Solenidade de Abertura da Campanha de Combate ao AVC- EXPOSIÇÃO INTERATIVA DO AVC;

08h às 17h- Exibição da Exposição Interativa do AVC no 3º PISO do CEIR;

 16h ás 17h:  Fechamento da Exposição Interativa do AVC no CEIR com a palestra sobre AVC e fatores de risco ministrada por Dr. Irapuá Ricarte;

 22 e 23/10 – EXPOSIÇÃO INTERATIVA NO TERESINA SHOPPING;

Horário: 10h ás 18h

24 e 25/10 – EXPOSIÇÃO INTERATIVA NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - IFPI;

OBS: O 2º DIA NO IFPI (25/10) SERÁ ENCERRADO COM UMA PALESTRA SOBRE AVC PARA OS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS ÀS 18h.

Horário: 08h ás 18h.

28/10 - CENTRO INTEGRADO DE REABILITAÇÃO-CEIR

Horário: 08h às 17h.

 29/10 – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ- Espaço Rosa dos Ventos;

Horário: 08h às 18h

29/10 – DIA MUNDIAL DE COMBATE AO AVC: A PONTE ESTAIADA SERÁ ILUMINADA DE AZUL EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL DE COMBATE DE AO AVC;

Horário: 18h

30/10 – INSTITUTO DOM BARRETO;

Horário: 07h às 18h

30/10 – SESSÃO SOLENE NA CÂMARA MUNICIPAL DE TERESINA EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL DE COMBATE AO AVC;

Horário: 10h

31/10 – SESC ILHOTAS (ENCERRAMENTO);

Horário: 08h ás 17h 

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais