Cidadeverde.com
Viver Bem

Qual é a frequência ideal para ir ao banheiro?

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Quando era criança, a apresentadora Maísa Silva ficou 15 dias sem ir ao banheiro e teve que ir ao médico. A confissão, feita no Twitter, levantou uma discussão sobre a prisão de ventre. Maísa disse que até hoje ainda sofre com o problema. Ela contou, ainda, que desde que virou vegetariana passou a “fazer o número 2” todos os dias.

A recomendação de especialistas é ir ao menos três vezes por semana no banheiro. Embora não seja um padrão, eles afirmam que o importante é a pessoa sentir aquela sensação de “esvaziamento” do intestino.

Sendo todos os dias ou não, ir ao banheiro deve ser confortável. Se não, algo está errado. Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, a constipação atinge cerca de 20% da população mundial. Mulheres e idosos são os que mais sofrem com esse mal.

Alimentação

A dieta tem grande influência na constipação. Muitas proteínas, pouca fibra e baixa ingestão de líquidos formam a fórmula ideal para prender o intestino. Aumentando a quantidade de fibras, em dois ou três dias o intestino deve voltar ao normal.

No caso da Maísa, o que provavelmente aconteceu é que a maior ingestão de legumes, frutas e verduras (que possuem muitas fibras), incentivada pela dieta vegetariana, ajudou seu intestino a funcionar melhor.

Uma das dicas de avó que pode ajudar nesse “trânsito” é o mamão com aveia. A fruta tem enzima papaína, que facilita a digestão. E, se precisa de um resultado melhor ainda, é só juntar com a aveia, rica em fibras.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir