Cidadeverde.com

Boa alimentação é arma para evitar doenças graves

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

Ter uma vida saudável só traz benefícios. Entre eles, está evitar doenças graves, como o câncer, segunda causa que mais atinge os brasileiros depois da obesidade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além da sensação de bem-estar, comer bem auxilia no funcionamento do organismo e fortalece o corpo.

Nesse sentido, existem alimentos que funcionam melhor como essa “arma” contra as doenças. Afinal, eles oferecem nutrientes imprescindíveis na hora de manter a saúde do corpo. Os funcionais, quando aliados aos exercícios físicos, reduzem os riscos de se desenvolver um câncer.

Exemplos

A cenoura possui betacaroteno, que protege o DNA e evita oxidação. Abobora e damasco também são ricos nesse sentido. As especiarias atuam como anti-inflamatórios. Aqui, a lista conta com itens como açafrão, salsa, manjericão, orégano, curry e pimenta preta.

Tomate, morango e melancia são ótimos para aumentar as defesas do corpo, protegendo o organismo dos radicais livres por causa do licopeno. Já a soja combate o desenvolvimento de células cancerígenas.

As frutas vermelhas, como o morango e a framboesa, possuem antocianinas, que ajudam a bloquear o “nascimento” das células pré-malignas. Aliás, a uva também atua nesse sentido.

A linhaça é antioxidante, enquanto que as castanhas têm as chamadas gorduras boas, que evitam que as células envelheçam. O azeite de oliva e o abacate também possuem essa ação.

Couve-flor, brócolis e repolho previnem o câncer de cólon, mama e esôfago. Os peixes em geral são ricos em ômega-3, que protege o corpo contra câncer de mama, cólon e próstata. Além dos peixes, há o nutriente no abacate, chia e farinha da linhaça.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais