Cidadeverde.com

Conheça hábitos que atrapalham a qualidade da memória

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

Como anda a sua memória? De vez em quando tem aquele famoso branco? Pois saiba que alguns hábitos atrapalham bastante o processo de memorização. Eles vão desde mexer muito celular até comer mal. A forma o corpo e o cérebro “conversam” é fundamental para definir a qualidade do “baú” de informações.

Aqui, um alerta para os profissionais que acreditam que realizar várias tarefas ao mesmo tempo é a chave do sucesso. Essa atitude dificulta o processo de memorização, que exige, basicamente, foco. Com tantas atividades simultâneas, não sobra atenção para nenhuma. Pesquisadores de Utah, nos Estados Unidos, afirmam que as pessoas têm um desempenho pior que o habitual quando fazem duas atividades ao mesmo tempo no trabalho.

Aliás, dormir bem também faz a diferença. Afinal, não descansar a quantidade necessária por noite prejudica a memória. Dormir é consolidar os processos de informações adquiridos durante o dia. Por isso, o cérebro precisa desse período.

Estresse

Situações intensas provocam o chamado estresse agudo. Quando esse quadro se repete no dia a dia pode se tornar um problema crônico, afetando partes do cérebro, além do sistema imunológico, cardíaco e, por consequência, a cognição.

Sedentarismo

Campeão entre as causas que fazem mal à sua memória está o sedentarismo. A falta de exercícios foi a causa de uma redução do lobo temporal medial, segundo um estudo da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Essa parte do cérebro é a que forma novas memórias. Por isso, é tão importante.

Praticar atividade física melhora o sistema circulatório. Assim, o cérebro tem mais energia e funciona melhor. Para obter um bom desenvolvimento, é indicado fazer exercícios aeróbicos, como andar de bike, correr, nadar e até mesmo sair para dançar.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais