Cidadeverde.com
Geral

Sesapi divulga contatos para profissionais da saúde em casos de intoxicação por óleo

Imprimir

Diante da identificação dos pontos de contaminação por petróleo cru na costa do nordeste brasileiro, ainda de fonte desconhecida, o Ministério da Saúde (MS) divulgou uma nota com recomendações e orientações para os profissionais de saúde, voluntários e população em geral, sobre os cuidados relacionados ao contato direto com o óleo.

De acordo com a nota, nove estados do nordeste foram afetados pelo vazamento, atingindo 88 municípios dessa região.

No documento, o MS divulgou a lista dos Contatos dos Centros de Informação Toxicológica – Nordeste (CITOX), dos nove municípios afetados para atendimentos ocasionados por intoxicações. No Piauí, o Citox é vinculado a Secretaria de Estado do Piauí, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA).

Em casos de ocorrências por intoxicação, os profissionais de saúde poderão receber atendimento por este serviço através dos números 0800 280 3661 e (86) 99466 8097.

O Citox funciona 24 horas, com médicos plantonistas preparados para orientar sobre as ocorrências relatadas pelos profissionais de saúde que atendem pacientes intoxicados nos serviços de emergência dos hospitais públicos e privados. "Para facilitar o acesso e agilizar o fluxo de informações e orientações pertinentes às intoxicações, a SESAPI disponibiliza ainda aos profissionais de saúde o contato através do celular, que permanece diretamente com o médico toxicologista, priorizando o atendimento em tempo hábil e com segurança", explicou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

 

Da redação
[email protected] 

Imprimir