Cidadeverde.com

Dente envelhece e merece cuidados especiais; veja dicas

Imprimir

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Dentes também envelhecem com o passar do tempo e, por isso, exigem cuidados especiais. Sinais como manchas e pontas desgastadas demonstram que eles precisam de uma atenção extra. E não é só a idade biológica que traz esse envelhecimento aos dentes. Maus hábitos como placas bacterianas e saúde da gengiva influenciam em na saúde geral.

Especialistas defendem que o ritmo de vida mais agitado atualmente contribui para a negligência na hora de cuidar da saúde bucal. Além disso, o estresse pode gerar uma maior tensão na mordida.

Ainda é preciso cuidado com a utilização dos cremes dentais. Afinal, usados de forma errada, eles podem prejudicar mais que ajudar - é o caso das clareadoras quando em excesso.

Dicas

Algumas recomendações podem ajudar no tratamento do dia a dia, mantendo assim a boca saudável. Aliás, algumas ações são bem simples

Procure não fazer refeições muito ácidas. Mas, em caso de consumo, espere ao menos meia hora para fazer a higiene bucal. Dessa forma, é possível evitar que a pasta penetre no dente ainda amolecido por causa da ação dos ácidos ingeridos.

Além disso, tente evitar bebidas que sejam ácidas antes de dormir, como à base de frutas cítricas, energéticas e alcóolicas, por exemplo. Assim, a saliva funciona melhor e protege mais seus dentes.

Outra dica importante é usar placas protetoras para dormir ou em momentos de tensão. Mas, aqui, é necessário a recomendação de um dentista. Portando, marque uma consulta.

Higienização

Use fio dental e faça uma boa escovação para evitar manchas e inflamações na gengiva. Por fim, fique atento à saúde da gengiva. Ela não deve sangrar. Aliás, o sangramento é um sinal de alerta que pode indicar alguma doença.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais