Cidadeverde.com

Climatério não é sinônimo de menopausa; veja diferença

Imprimir

As alterações hormonais estão presentes na vida de qualquer mulher e uma delas e a menopausa e o climatério. Mas será que você sabe identificar quais as diferenças entre os dois?

O climatério marca o fim do menacme, período fértil feminino. Ele tem três fases: pré-menopausa, perimenopausa e pós-menopausa. Este marco começa na pré-menopausa, quando o corpo da mulher está no primeiro estágio de parada dos folículos ovarianos. É aquela fase dos calores excessivos.

Depois, vem o período perimenopausal, que antecede a menopausa, parando as menstruações, alterando hormônios. Por sua vez, a menopausa é o período entre o fim da menstruação e a pós-menopausa – dura aproximadamente dois anos

Sintomas

Os sintomas do climatério, em geral, são calor em excesso, tonturas, diminuição da libido e até perda de massa óssea. É preciso ficar atenta também aos riscos de doenças cardiovasculares. Por isso um acompanhamento clínico é essencial.

Geralmente, acontece por volta dos 40 anos, já que a menopausa é entre 45 e 55. Mas tudo depende do organismo de cada mulher, já que esse período muda um pouco. Há também casos antes dos 40, que devem ser acompanhados de um médico.

As reposições hormonais podem ajudar, sendo dosadas nas horas certas. Um especialista pode tentar diminuir os efeitos dos sintomas, deixando a mulher com mais qualidade de vida e menos desconfortos.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

 


 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais