Cidadeverde.com

Ônibus param em protesto de motoristas por condições de trabalho e pagamento

Imprimir
  • Untitled-12.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-11.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-10.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-9.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-8.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-7.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-6.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-4.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-3.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-2.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-1.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com

Atualizada às 9h

Os trabalhadores da empresa Emtracol que integram o consórcio Theresina, das linhas de ônibus que atuam na zona Sudeste, impediram no início desta sexta(01) as saídas dos coletivos. A manifestação dos motoristas e cobradores são por melhores condições de trabalho e garantia de pagamento de férias e horas extras. Além da Emtracol, os trabalhadores das empresas de Santa Cruz e Transporte Therezina também paralisaram, prejudicando os ônibus dos terminais Livramento e Itararé. O Cidadeverde.com apurou que por volta de 8h30, os motoristas retomaram ao trabalho, depois de quatro horas de paralisação. 

No terminal do Livramento, na zona Sudeste, havia pelo menos dez ônibus para embarque e desembarque de passageiros. No local, usuários que aguardavam desde às 6h e só conseguiram ir ao trabalho por volta de 9h. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Piauí (Sintetro), Fernando Feijão, cerca de 10 a 15 trabalhadores saem de férias, por mês, e não recebem seus pagamentos regularmente. 

“O trabalhador sai de férias e todos os dias chamam um ou dois por dia para pagar, eles ficam pagando devagar, terminam lá pelo dia 10 ou 15, porque alegam que não têm dinheiro. Também fazem redução da frota, retiraram os corujões que era a forma que o trabalhador, que não tem transporte, tinha ir para casa ou voltar para o trabalho de madrugada. Se não tiver transporte, tem que se virar colocando em perigo esses trabalhadores”, descreve Feijão. 

O sindicato reivindica ainda a melhoria dos espaços nos terminais para os funcionários, com condição de higiene. 

“A Strans se cala quando se retira os corujões, se cala quando reclamamos das condições de trabalho. Nós não somos escravos, precisamos ter nossos direitos garantidos”, destaca o presidente do Sintetro. 

A garagem fica na BR-343, no bairro Dirceu Arcoverde. Neste momento, a empresa abriu um diálogo com os funcionários. 

Na garagem, o Cidadever.com não encontrou nenhum representante do Sintetro. Antônio Mariano, do setor pessoal da Emtracol, disse apenas que "o que houve foi apenas um mal entendido e que a empresa horna com as negociações".

 

Nota da Strans

Na manhã desta sexta-feira, 1, o (Sintetro) Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Piauí está impedindo a saída da garagem de alguns ônibus do Consórcio Teresina, que atende a zona Sudeste.

Com essa ação, que é por questões trabalhistas, está havendo atraso em algumas linhas de ônibus que partem dos Terminais Livramento e Itararé.

A Strans informa que se comprovado o descumprimento da ordem de serviço (manutenção da frota, horário e itinerário) haverá notificação para esse consórcio.



Graciane Sousa e Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais