Cidadeverde.com
Viver Bem

Colonoscopia: perder o medo do exame faz bem à saúde

Imprimir

Foto: Governo Alagoas

Por medo ou preconceito, muitos homens deixam de fazer o exame de colonoscopia, tão importante para evitar o câncer colorretal. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que, no ano passado, foram registrados cerca de 36 mil novos casos somente no Brasil. Entre as mulheres, ele é um pouco mais incidente (cerca de 18 mil). Entretanto, os homens não estão tão atrás (aproximadamente 17 mil casos).

O exame é o melhor jeito de identificar o problema. Entre os homens, ele é ainda mais difícil de ser realizado porque há muito preconceito. No entanto, não há motivo para aversão, já que o procedimento é rápido, dura somente 15 minutos, e indolor, pois o paciente fica anestesiado.

Uma biópsia é feita logo após a avaliação para detecção de câncer. Por isso a importância da colonoscopia.

Após os 50 anos, o potencial cancerígeno aumenta. Dessa forma, é recomendado que homens e mulheres procurem o médico e realizem o exame. Os jovens, em geral, não dão atenção ao problema porque as lesões no cólon não doem.

Mama

Mulheres que já tiveram câncer de mama também devem ficar atentas. Afinal, as chances de apresentar câncer de colo existem. Nesses casos, é recomendado repetir o exame com mais frequência.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir