Cidadeverde.com

Seduc dá dicas importantes para o segundo dia de Enem

Imprimir

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) desenvolve suas últimas ações e destaca tópicos importantes das áreas de conhecimento que serão avaliadas no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, 10 de novembro. Na ocasião, os participantes do Enem responderão a 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que abrangem os conteúdos de Química, Física e Biologia.

De acordo com Viviane Carvalhedo, diretora da Unidade de Mediação Tecnológica, os tópicos importantes das áreas de conhecimento podem ser conferidos, nesta quinta-feira (7), por meio do Aulão da Natureza. A revisão será transmitida para todas as salas equipadas com kit tecnológico do Canal Educação e pela página do Canal na plataforma YouTube para que os estudantes acompanhem de forma interativa e ao vivo.

“As provas do próximo domingo terão duração de 5 horas, não de 5 horas e meia, como no domingo anterior. O estudante deve planejar bem o tempo, pois terá, em média, três minutos para responder cada questão. As provas do Enem têm conteúdo amplo e trabalham a interdisciplinaridade e contextualização. Exigem também temas relacionados a atualidades”, explica a diretora.

No dia da prova, os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, horário de Brasília, já que neste ano não há Horário de Verão. O estudante deve levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e documento oficial de identificação, original e com foto. Haverá eliminação do participante que deixar aparelhos eletrônicos emitirem qualquer tipo de som durante a prova.

O resultado do Enem pode ser usado para acesso ao Ensino Superior no Brasil e em instituições de Portugal e aos programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Passe Livre

Com o intuito de garantir o acesso dos estudantes às provas do Enem, a Seduc entregou mais de cinco mil cartões Passe Livre Enem aos alunos da rede pública estadual em Teresina. No interior do Estado, uma parceria com as prefeituras garante o deslocamento dos candidatos.

Segundo o secretário da Educação, Ellen Gera, foram beneficiados com a entrega dos cartões 5.763 estudantes. Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio receberam os passes, com quatro passagens cada. “Dentro das ações cobertas pelo Pré-Enem Seduc temos o Passe Livre Enem. Este é gesto simples que tem um efeito engajador para todos os alunos da capital, garantindo o translado do estudante por meio do transporte público entre sua casa o local de aplicação de prova. Isso mostra que o governo está preocupado não só com a sala de aula e com o aprendizado na escola, mas também com o próprio deslocamento do aluno para que ele chegue ao local de aplicação da prova”, disse o secretário.

Piauí Presente
Pelo quarto ano consecutivo, a taxa de estudantes piauienses presentes no Exame Nacional do Ensino Médio é a maior do Brasil, registrando 81% no primeiro domingo de provas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

Segundo os dados divulgados pelo instituto este ano, dos 122.338 inscritos no Piauí, 99.100 compareceram aos locais de prova no último domingo (3) e apenas 23.238 faltaram. Em todo o Brasil, mais de 5,1 milhões de pessoas se inscreveram e 1,2 milhão faltaram. Depois do Piauí, a maior taxa foi da Paraíba, com 80,5% de presentes. A maior quantidade de abstenções foi registrada no Amazonas, 31,1% dos inscritos.

“A meta é manter o primeiro lugar em presença e para isso a Seduc continua mobilizando todos os seus profissionais e estudantes neste movimento que garante o prosseguimento dos estudos com o acesso a tão sonhada educação superior”, finaliza o secretário Ellen Gera


Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: dicasenem