Cidadeverde.com

Congestão nasal pode ser aliviada com ação simples

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

A congestão nasal é um problema que atinge muitas pessoas. Aliás, só piora a situação para quem possui alguma outra complicação, como a rinite alérgica. Como surge diversas vezes na vida, essa congestão é muitas vezes negligenciada. Entretanto, é preciso tomar cuidado porque o acúmulo de secreções facilita a proliferação de vírus e bactérias.

A higienização nasal pode ser uma solução bastante eficaz nesses casos. O hábito, que muitas vezes é mais comum nas crianças e bebês, pode aliviar problemas futuros. No caso do soro, a ideia é que ele percorra as vias nasais, removendo a secreção acumulada.

A frequência vai depender da situação de cada um. O ideal é higienizar uma ou duas vezes ao dia. Se estiver com algum resfriado, gripe, rinite alérgica ou sinusite, pode até fazer mais vezes para higienizar melhor a cavidade e liberar as vias nasais

Como fazer?

O jeito mais simples é usar as mãos para fazer uma conchinha e, no banho, aspirar um pouco de soro fisiológico dentro da cavidade nasal. O produto, vendido nas farmácias, tem uma solução simples pura ou com conservantes.

Para a higienização, pode-se usar uma seringa ou até o próprio frasco, desde que seja usado apenas para essa finalidade. É possível ainda utilizar um spray nasal próprio. Entretanto, não esqueça de procurar um médico para ele indicar o mais recomendado.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais