Cidadeverde.com
Geral

Jovens de 20 a 29 anos devem se vacinar contra o sarampo, alerta FMS

Imprimir

Foto: Reprodução/Fiocruz

A partir da próxima segunda-feira (18), inicia em todo o país a segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. Desta vez, o foco é a atualização da caderneta de vacina dos jovens entre 20 e 29 anos. Em Teresina, todas as 104 salas de vacina do município estarão abastecidas para atender esta faixa da população.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, os jovens entre 20 e 29 anos merecem especial atenção, por ser a faixa etária mais acometida pela doença. Segundo o Calendário Nacional de Imunização, eles devem tomar duas doses da vacina tríplice viral, que além do sarampo protege contra caxumba e rubéola. “Você jovem, por favor, verifique o seu cartão e veja se você tem uma ou duas doses da vacina. Se não tem nenhuma, você precisa começar a fazer esquema, com uma dose agora e a segunda daqui a um mês”, explica a diretora.

Para intensificar as ações de imunização, a FMS está se reunindo com instituições do ensino público e privado, para traçar estratégias de imunização dos estudantes que estejam dentro do público alvo. A ideia é montar postos de vacinação nesses locais, de acordo com a demanda e respeitando as especificidades de cada local.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou em outubro com sua primeira fase, em que foram imunizadas crianças de seis meses até cinco anos.

 

Da redação
[email protected] 

Imprimir