Cidadeverde.com

Umbandistas realizam lavagem das escadarias nesta quinta (14)

Imprimir

Centenas de umbandistas de Teresina e cidades do interior celebram o dia Nacional da Umbanda na noite desta quinta-feira (14) na capital. Os adeptos farão a lavagem das escadarias da Igreja São Benedito às 19h e seguirão para a Central de Artesanato Mestre Dezinho onde haverá apresentações culturais e comidas típicas.

Segundo a organização do evento, mais de 30 terreiros já estão confirmados para participar da atividade que já chega em sua 18ª edição. A concentração começa às 18h e há grupos de cidades vizinhas confirmados, dentre eles de Campo Maior e de Piripiri.

O objetivo do evento é combater a intolerância religiosa e visibilizar a religião diante do preconceito histórico desde a época da escravatura.  “A gente veste branco para simbolizar a paz, a gente anda descalço para simbolizar a humildade, a gente usa nossas guias por respeito aos nossos mentores espirituais, os nossos orixás”, explica Wellington Fernandes. “Varrer e lavar preconceito e intolerância religiosa e trazer pessoas para nossa umbanda”, disse.

A umbanda

O Dia da Umbanda é celebrado no dia 15 de novembro. Foi instituído em lei federal em 2012. A data já era celebrada há décadas por grupos religiosos em todo o país por marcar o dia em que um espírito anunciou a fundação da nova crença. A umbanda é uma religião brasileira que mistura elementos religiosos de matrizes africana, cristã e espírita.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais