Cidadeverde.com

Porteiros são substituídos por sistema eletrônico em Teresina

Imprimir

Mais de 100 porteiros já foram demitidos em Teresina e substituídos por um sistema de portaria remota. Nele, o serviço de entrada e saída de condôminos e visitante é feito por controle remoto e à distância, através de uma central de atendimento.

No Brasil, quase 300 mil condomínios já aderiram ao novo sistema e a previsão é de crescimento de 150% no setor até o final do ano, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistema de Segurança Eletrônica.

Síndica em um condomínio de Teresina, a moradora Priscilla Viana, adotou o sistema de portaria remota há cinco meses e relata satisfação entre os moradores.

“A gente conseguiu uma redução de custos de aproximadamente R$ 200 e os condôminos ficaram muito satisfeitos. Há um custo bem mais em conta”.

Na portaria remota, os visitantes são monitorados através de imagens enviadas a uma central de atendimento que repassa os dados para os moradores através de mensagens a aparelhos telefônicos, onde é confirmada a autorização para a entrada.

A substituição do trabalho humano por tecnologia é criticada. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Condomínios e Edifícios do Estado do Piauí (Sintraconde), a tecnologia não garante a mesma segurança e eficiência que o trabalho humano presencial.

“Um elevador quebra com uma criança dentro ou uma pessoa idosa, quem vai ajudar essa pessoa?”, questiona o porteiro Valdo Maciel, vice-presidente do sindicato.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais