Cidadeverde.com

Firmino visita obras do CAPS e diz que estado e municípios pegam "carona" da saúde

Imprimir

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

Em visita às obras do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da zona Sudeste de Teresina, no Grande Dirceu, nesta segunda-feira (18), o prefeito Firmino Filho (PSDB) lamentou que cidades e estados "peguem carona" na saúde do município.

Para o prefeito, a atual dificuldade de regramento na aplicação de recursos entre as gestões municipal e estadual  é um entrave para a gestão do município desenvolver políticas de saúde pública. 

Ele exemplifica regulamentações em outras áreas como o Fundeb na Educação, que delimitou as obrigações para investimentos nas áreas. 

"Isso prejudica aqueles governos que investiram mais do que outros, existe uma espécie de carona por parte de alguns entes federativos em relação àqueles que trabalham. Aqui no Piauí é um caso bastante típico disso, de todos os estados da federação é o mais extremo ", afirmou Firmino.

Segundo o prefeito, Teresina tem uma vasta rede de saúde e é uma das capitais que mais investe na área, chegando a 34,5% da receita corrente líquida em investimentos. 

"Teresina gasta mais por habitante do que capitais como São Paulo, Curitiba, Recife. Infelizmente essa demanda vem não apenas de Teresina. Temos obrigação legal de atender não só a população de outras cidades como também do Maranhão", disse. 

Avaliado em torno de R$ 1,3 milhões, o CAPS terá dezesseis ambientes diferenciados, com área para atendimento, recepção e convivência. 

As obras estão em fase final com previsão de entrega para dezembro deste ano.

 

Flash Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais