Cidadeverde.com

Suplementos: é preciso cuidado na hora de consumir

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Cada vez mais consumidos nas academias, principalmente, os suplementos alimentares ganharam fama com a promessa de entregar a fórmula mágica do corpo perfeito. Mas o uso exagerado e sem orientação médica pode afetar os sistemas cardíaco, renal e digestivo. Por isso é preciso ter muito cuidado.

Tudo que ingerimos passa pela digestão. O que acontece quando trocamos a comida por um suplemento é que o corpo entende que está mais “fácil” de engolir, fazendo as enzimas digestivas trabalharem menos, comprometendo assim o fígado, que fica sobrecarregado  

Todos esses problemas podem ser evitados, porém, com o consumo consciente e orientações de um profissional. E existem alimentos que fazem a mesma função. No caso das proteínas, os ovos, leite e o queijo, por exemplo. 

Uma quantidade para cada um

É preciso salientar que não tem uma receita geral. Cada pessoa precisa de uma certa quantidade. Por isso, a orientação médica ou de um nutricionista é tão importante. As condições relativas aos exercícios e a quantidade que o organismo precisará devem ser definidas por um especialista.

Shakes

Bebida que se tornou muito popular na última década, os shakes também precisam de uma atenção especial. O ideal é que não se substitua uma alimentação pelo líquido, pelo mesmo efeito das cápsulas. 

Idosos

Se entre os jovens a necessidade de suplementação é menor, para os idosos há indicação de se preencher o organismo com boas proteínas. Mas, nesse caso, seria um complemento da alimentação e não suplemento. Por isso, não deixe de procurar um profissional especializado.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais