Cidadeverde.com
Viver Bem

Após queda de Gugu, veja medidas simples ajudam a evitar acidentes domésticos

Imprimir

O acidente ocorrido com o apresentador Gugu Liberato em sua casa, em Orlando, acende uma luz para os cuidados domésticos com pessoas mais velhas. Aos 60 anos, o apresentador da Record caiu de uma altura de quatro metros e bateu a cabeça em uma quina. Seu estado é considerado grave.

Embora as circunstâncias do caso ainda não sejam conhecidas, é fato que muitas vezes os cuidados em casa são negligenciados. Por isso, é preciso que algumas medidas sejam tomadas para evitar possíveis problemas futuros.

Cerca de 30% de população idosa sofre anualmente ao menos um acidente, segundo dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Dessa forma, algumas providências são necessárias para eliminar os perigos.

O banheiro exige cuidado redobrado, pois é o local onde mais acontecem os acidentes. No box, prefira os tapetes antiderrapantes. Além disso, instale barras de apoio. Dependendo da situação, a cadeira de banho pode ser uma boa opção.

Na sala, por sua vez, pode-se remover tapetes soltos. Além disso, é recomendado deixar a passagem entre as mesas, cadeiras e estantes livres de plantas e outros objetos Fios elétricos também devem ficar presos.

Já no quarto, os objetos devem possuir acesso fácil. O ideal é conseguir se levantar com segurança. Por isso, deixe um abajur próximo à cama, que precisa ter uma altura ideal.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir