Cidadeverde.com

Você sabia? Mercado oferece alternativas naturais ao Whey Protein

Imprimir

Foto: Informe Publicitário

O Brasil é um dos países com maior crescimento no segmento de suplementos alimentares. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), em 2018, só o setor de Sport Nutrition - uma das quatro divisões do mercado, que ainda inclui Bem-Estar, Perda de Peso e Nutrição Cosmética - faturou cerca de R$ 2,24 bilhões, crescendo 12% em relação ao ano anterior.

A expectativa para 2019 é de crescimento de 15%. Ainda de acordo com a pesquisa, atualmente, são comercializadas no Brasil mais de 500 marcas pertencentes a 100 empresas. Nos EUA, são 4 mil marcas em 100 mil pontos. O mercado busca diversos alimentos, como a whey protein, responsável por auxiliar a reposição de proteína após a atividade física. Mas nem todas as pessoas podem utilizar esses produtos. Seja pelo valor ou em decorrência dos efeitos que eles causam no corpo, uma série de alternativas estão sendo desenvolvidas para garantir que todas as vitaminas e proteínas estejam em dia.

“Um scoop de Whey tem, em média, 20 gramas de proteína, para substituir essa quantidade seriam necessários 110 gramas de peito de frango, 100 gramas de file mignon ou 120 gramas de peixe linguado”, explica a nutricionista Fúlvia Gomes. Mas, para quem deseja variar o cardápio e não ficar restrito ao consumo de carnes, seja a branca ou o vermelha, uma série de outros alimentos podem de ajudar a repor sua proteína corporal. A soja, por exemplo, é o campeão dentre os alimentos que podem substituir o Whey.

Cerca de 100 gramas da soja em grãos fornecem 36 gramas de proteína, uma quantidade maior do que muitas marcas prometem. O alimento pode ser ingerido com saladas ou carnes. Como outros na família dos peixes, a sardinha também é considerada um alimento proteico e ideal para substituir o Whey. Ela fornece cerca de 32 gramas de proteína para cada 100 gramas de porção. Esse valor proteico, claro, está relacionado a sardinha fresca, jamais a enlatada. Apesar de não ser campeão de popularidade, o fígado bovino é um alimento essencial para substituir o Whey na dieta. Em sua forma grelhada, ele é capaz de trazer 30 gramas de proteína por porção. Uma carne considerada barata, é muito fácil de ser preparado e pode suprir a necessidade proteica com rapidez.

No Brasil, o bacalhau ficou alijado no cardápio do brasileiro, sendo consumido com mais ímpeto apenas em datas religiosas. O alimento, no entanto, quando ingerido em sua forma cozida, é ideal para substituir o Whey Protein, uma vez que possui cerca de 24 gramas de proteína para cada porção. Opte por cozinhá-lo com legumes variados, ovos ou mesmos batatas doces para dar mais sabor ao seu prato.

Outras alternativas que têm ganhado força são os whey protein gourmet, que apresentam maior variedade de sabores e características diferenciadas, como o Cacau Gourmet, que não utiliza produtos químicos para isolar a proteína de
componentes indesejáveis como a caseína, gordura, carboidratos e lactose.

 

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais