Cidadeverde.com

Entenda a importância de dosar o sal na alimentação

Imprimir

Foto: Caroline Oliveira/cidadeverde.com

A Organização Mundial da Saúde recomenda que a alimentação diária contenha apenas 5g de sódio. O excesso da substância no organismo pode causar diversos problemas, como: hipertensão arterial, infarto e AVC. No entanto, atualmente, estima-se que os brasileiros consumam mais do que o dobro da quantidade indicada: 12,4g por dia.

Além de reduzir e muito a quantidade de sódio utilizada no preparo dos alimentos, recomenda-se ainda a utilização do sal marinho e o rosa, por exemplo, no daquele processado e refinado.

Geralmente, alimentos ultraprocessados possuem altos níveis de sódio. Massas instantâneas e salgadinhos são campeões. E isso somado à quantidade de sal que ainda colocamos no prato de comida diariamente.

Uma boa dica é ficar de olho nos rótulos, que indicam a quantidade de sódio que o alimento possui. Normalmente os alimentos assados, frutas desidratadas e queijos veganos têm sódio em menor quantidade. Ao saber o que levamos à mesa, naturalmente acabamos optando por alimentos mais saudáveis.

Outra opção é evitar os temperos prontos, que possuem mais sódio. É melhor utilizar alho, cebola e sal, deixando sua comida o mais natural possível e evitando desenvolvimento de doenças como a pressão alta. Para o dia a dia, vale até mesmo bater os três juntos no liquidificador e guardá-los na geladeira, para que sejam usados de maneira prática e rápida.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais