Cidadeverde.com
Geral

Tradicional cavalgada reúne crianças apaixonadas por cavalos

Imprimir

Foto: Josiane Sousa/TV Cidade Verde

As crianças, apaixonadas por cavalos, se destacam na tradicional Cavalgada de Teresina, que abre oficialmente a Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi). Neste ano, a cavalgada acontece neste domingo(01) saindo da João XXIII até o Parque de Exposições Dirceu Arcoverde na BR-343. 

O pequeno Carlos Manoel, de 6 anos, é um dos cavaleiros presentes e disse que participa há sete anos, desde a barriga da mãe. 

Este ano, o momento também é especial porque, com seu próprio dinheiro, Carlos Manoel comprou a cela para montar o cavalo. “Eu gosto de cavalos desde pequeno, porque meu pai me ensinou e esse ano eu juntei moedas no cofrinho e comprei a cela do meu cavalo”, contou à repórter Josiane Sousa. 

Com 11 anos, Maria de Fátima, que monta a Cilibrina, disse que não perde a cavalgada, porque é um evento de grande importância na família e que tem sido passada de geração após geração. "Meu pai me ensinou a montar e não consigo me imaginar longe do cavalo e eu sempre participo das cavalgadas porque elas são importantes e já fazem parte da tradição da minha família", destaca.

Foto: Josiane Sousa/TV Cidade Verde

Idealizador da Cavalgada, o veterinário Luís Augusto Oliveira, destacou que o evento serve como uma integração entre famílias e amigos amantes de cavalos. É uma tradição que serve para unir mais ainda esse público.

De Alto Longá, o lavrador Luiz Cachoeirão trouxe sua comitiva com 11 cavaleiros para participar do evento. “Esse é nosso esporte favorito”. 

O trajeto dos participantes iniciou na avenida João XXIII, nas imediações do balão do São Cristóvão e segue até o Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, na BR-343, onde é realizada a Expoapi.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar através da Cavalaria fazer a segurança dos cavaleiros. 

Foto: Arquivo Pessoal

Vitor, Bernardo e Sofia também acompanham os pais durante a cavalgada

Expoapi

A Expoapi começou ontem(30) e vai até o próximo domingo(08) com expectativa de público de 300 mil pessoas circulando nos dez dias de evento.  Mais de 20 bandas subirão aos palcos do Parque de Exposições Dirceu Arcoverde até o dia 8 de dezembro. Artistas como Taty Girl, Avine Vinny, Zé Cantor e muitos outros animarão o público em uma festa gratuita. 

Na feira, estarão em exposição 5.500 animais, em uma programação que inclui cinco leilões, shopping de animais, vaquejada, prova de hipismo e  concursos de vaca leiteiras. Este ano,  a Expoapi chama atenção para o volume de negócios, estimado em R$ 20 milhões. 

 

Caroline Oliveira
Com informações de Josiane Sousa (TV Cidade Verde)
[email protected]

Imprimir