Cidadeverde.com

Meditação ajuda a equilibrar funções corporais; saiba como praticar

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Atualmente, não é difícil encontrar grupos que buscam o equilíbrio físico e emocional através de práticas de meditação. E ela vai muito além daquela posição sentada com as pernas cruzadas e olhos fechados.

O Ministério da Saúde reconheceu a importância de práticas como a meditação na vida das pessoas. Tanto é que o Sistema Único de Saúde (SUS) incorporou há algum tempo este e outros tipos de tratamentos ao rol de procedimentos. A determinação segue orientação dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Cada vez mais médicos reconhecem os benefícios da meditação.

Existem diversas técnicas. O importante aqui é começar e, assim, aproveitar os benefícios. Para quem deseja iniciar na prática, aqui estão algumas dicas:

Em um local calmo, fique em uma posição confortável. Sentado ou deitado, inspire o ar por 4 segundos, prenda a respiração com os pulmões cheios por 4 segundos, expire por mais 4 segundos e, depois, permaneça com os pulmões vazios por 4 segundos.

Repita o ciclo por algum tempo, se concentrando em contar 1, 2, 3, 4 a cada movimento do exercício. Assim, você não estará pensando em mais nada.

Prayer Meditation

Apoie os joelhos em um colchonete. Procure um mantra na internet e coloque a música alta, mas de forma agradável. De joelhos, estenda os braços para cima, com as mãos viradas para trás e o corpo levemente inclinado, também para trás.

Se concentre na sensação em cada uma das partes do corpo. Aos poucos, você perceberá que os braços começam a formigar e as costas a doerem. Resista. Quando não suportar mais, abaixe-se para frente e coloque os braços e o rosto no chão. Repita o ciclo algumas vezes.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais