Cidadeverde.com
Geral

Prefeitura prepara aumento salarial da Guarda Municipal e conselheiros tutelares

Imprimir

O secretário Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Samuel Silveira, garantiu que a Prefeitura de Teresina vai encaminhar a Câmara aumento salarial para guardas municipais e conselheiros tutelares na próxima semana. 

“Já estamos em fase final de estudo quanto esse aumento. Acredito que até o início da próxima semana deve ser encaminhada a Câmara Municipal a mensagem de lei que versa sobre o assunto. Juntamente com a guarda chegará um aumento dos conselho tutelares, também outro compromisso sendo honrado a partir da sensibilidade do prefeito Firmino Filho”, pontuou Samuel.

Conselhos Tutelares

O secretário afirmou reconhecer a dificuldade estrutural dos Conselhos Tutelares, que recentemente foi alvo de ação do Ministério Público. Atualmente, Teresina possui cerca de 25 conselheiros distribuídos em cinco Conselhos Tutelares. Segundo Samuel, o caso do 4° Conselho é o mais delicado.

"Nós reconhecemos uma fragilidade que é a questão do veículo. Recebemos do Governo Federal quatro veículos a serem disponibilizados para os conselhos tutelares. Esses veículos têm uma característica que não é favorável à cidade de Teresina que é o fato de não terem ar-condicionado”, pontuou.

Samuel garantiu que contratos com carros alugados irão suprir a demanda dos conselhos tutelares.

Foto: Yasmim Cunha

Secretaria de Segurança

O secretário também apontou como fato “irreversível” a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Ele e outros nomes da prefeitura iniciaram um estudo para a criação da pasta que surge após a Guarda Municipal chegar a  quase 450 homens e mulheres e ser a terceira maior organização interna da prefeitura.

"Nada mais justo e mais necessário do que criar um segmento para cuidar especificamente disso. Nós temos uma meta, até meados de fevereiro, que é encerrar os estudos que se iniciaram ontem com um grupo. No início de março, devemos entregar ao prefeito toda a roupagem, toda a arquitetura, todo o esqueleto dessa secretaria para que seja encaminhada à Câmara Municipal com a aprovação”, garantiu Samuel Silveira. 

Valmir Macêdo
[email protected]

Imprimir