Cidadeverde.com
Geral

Veja dicas para montar a decoração natalina com segurança

Imprimir

Foto: Carolina Hezza/DivulgaçãoEquatorialPiauí

Com a proximidade do período natalino muitas famílias se preparam para dar aquele toque especial nas residências e festas de confraternização. As ruas e avenidas também ganham enfeites luminosos e adereços para celebrar a época mais esperada do ano. Para que esses momentos sejam plenos de alegria e segurança, a Equatorial Piauí orienta sobre os cuidados necessários na hora de montar a decoração de Natal ou de réveillon utilizando energia elétrica, como pisca-piscas, além de outros acessórios.

A atenção deve iniciar na hora da compra dos materiais que irão compor a decoração e deve continuar até a instalação para evitar acidentes. É essencial que os produtos luminosos sejam de qualidade e tenham o selo de certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e adquiridos no comércio especializado de materiais elétricos.

“É muito importante que esses materiais sejam de qualidade, pensando principalmente na segurança, e lembrar que a maioria desses produtos de decoração tem derivados do petróleo na composição que o torna inflamável e como é ligado a energia elétrica está sujeito a aquecimento e de repente provocar um acidente, caso não sejam tomadas as medidas corretas de manuseio e instalação”, afirmou o eletrotécnico da Equatorial Piauí, Gilvan Monteiro.

Ele também orienta que investir em pisca-piscas com lâmpadas de LED é a melhor opção de decoração, pois são mais eficientes, duráveis e ecológicas. Já quem opta pelo reaproveitamento de materiais de anos anteriores, ele destaca que dificilmente de um ano para outro é possível ter ainda um material elétrico de boa qualidade, principalmente, se não tiver sido bem armazenado. “Então não é recomendável e o ideal é fazer testes antes de colocar no enfeite definitivo”, enfatizou o eletrotécnico.

Na hora de montar a decoração, a orientação é contratar um eletricista capacitado, para que faça todo o serviço com a energia elétrica desligada afim de evitar acidentes. “Para evitar sobrecarga nas instalações elétricas internas das residências e demais locais festivos alguns cuidados podem ser tomados, como evitar uso de “T” e benjamin nas conexões, e cobrir toda a parte viva do fio desencapado com uma fita isolante”, explicou.

O eletrotécnico da Equatorial Piauí, Gilvan Monteiro, reforça também outros cuidados essenciais para a segurança da residência e de toda família. “Ao montar a árvore de Natal coloque-a distante de cortinas ou quaisquer outros objetos/materiais que possam propagar chamas em caso de curto curto-circuito e sempre que se ausentar de casa, retire a decoração da tomada”, afirma o técnico.

O máximo de cuidado também deve ser tomado na ornamentação de áreas externas, já que nesse período o estado do Piauí está vulnerável às chuvas e fortes ventos, o que agrava os riscos de acidentes, como choques, curtos-circuitos e até incêndios, além do perigo de quedas. A Equatorial Piauí orienta a não colocar decoração próximo à rede elétrica, para evitar que encostem nos cabos de tensão, e nunca use os postes da rede elétrica para ornamentação. 

O eletrotécnico da Equatorial Piauí também ressalta, que se possível, é importante sinalizar a área para evitar acidentes durante a circulação de pessoas e animais. “É necessário também fazer cobertura de alguns componentes da decoração, como os pisca piscas, que não podem ter imersão de água”, finalizou Gilvan Monteiro.

Deixar sua decoração natalina segura é importante para que as crianças e adultos possam aproveitar ao máximo essa época sem acidentes com eletricidade. Seguindo essas orientações, você estará protegendo a sua casa e a sua família. Depois é só curtir o clima natalino e aproveitar o Natal com segurança.

Em situações de risco com rede elétrica é importante ligar para o Corpo de Bombeiros (190) e para a Central de Atendimento 0800 086 0800.

Da redação
[email protected] 

Imprimir