Cidadeverde.com

Sarcopenia: entenda como prevenir ou reverter

Imprimir

Em dez dias de internação, um idoso na faixa dos 80 anos pode perder o equivalente a 10% de massa muscular. Mas não só eles. A partir dos 50, mesmo com a saúde em dia e vida ativa, a perda de massa, força e funcionalidade dos músculos é natural. Atinge a todos em maior ou menor escala. Quando a diminuição causa transtornos, ganha um nome: sarcopenia, mal que pode ser revertido ou retardado.

A sarcopenia atinge 30%dos idosos na faixa dos 65 anos e entre 60% e 70% das pessoas com cerca de 80 anos. A notícia boa é que toda perda muscular é reversível. Mais do que isso, pode ser evitada não só com exercícios físicos, mas com a alimentação.

Problema

Ignorar a perda de massa, além de dificultar ações simples da vida como sentar e caminhar, acelera a descalcificação óssea. Pode ocorrer ainda dor nas articulações, na coluna, dificultar o controle da taxa de açúcar no sangue, diminuir a resistência física, aumentar o risco de queda, fratura ou até influenciar nas doenças do coração, já que o coração é um músculo.

O que fazer?

Segundo os médicos, o ideal é iniciar a prevenção da sarcopenia a partir dos 45 anos, com a ida a um profissional de nutrição e a prática de atividades físicas. Mesmo que toda a vida da pessoa tenha sido sedentária, não há problema em começar, desde que com auxílio profissional.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais