Cidadeverde.com
Esporte

Palmeiras sonda técnico espanhol para assumir comando do time em 2020

Imprimir

O nome do espanhol Miguel Ángel Ramírez ganhou força para assumir o comando do Palmeiras depois de o clube desistir da contratação do técnico Jorge Sampaoli. Aos 35 anos, a nova aposta do clube alviverde ganhou projeção ao levar o Independiente del Valle ao título da Copa Sul-Americana 2019.

Foto: Independiente Del Valle

Ramírez deu os primeiros passos como treinador há apenas sete meses. Em maio passado, ele assumiu o comando do time equatoriano depois da saída do compatriota Ismael Rescalvo. Por isso, ele tem apenas 25 partidas no currículo.

Treinador desde os 20 anos, Ramírez iniciou a carreira no futebol espanhol. Em 2018, depois de uma passagem de seis anos pelo Qatar, onde trabalhou na formação de atletas, ele acertou com o Del Valle para trabalhar nas categorias de base e auxiliar Rescalvo.

Os bons resultados, sobretudo na Copa Sul-Americana, foram imediatos. Logo na estreia, o Del Valle aplicou 5 a 0 na Universidad Católica, do Chile, na partida de ida da segunda fase da competição - os equatorianos foram derrotados por 3 a 2 na volta.

Na sequência, o Del Valle de Ramírez eliminou o Caracas, da Venezuela, e o tradicional Independiente, da Argentina, nas quartas de final. Na semis, encontrou o Corinthians de Fábio Carille. 

Com uma postura ofensiva em plena Arena Corinthians, o time fez 2 a 0 e praticamente se garantiu na final. A equipe brasileira arrancou um empate por 2 a 2 na volta, mas foi eliminada.

Na final, disputada em jogo único em Assunção, no Paraguai, o Del Valle conquistou o título mais importante da sua história depois de derrotar o Colón, da Argentina, por 3 a 1.

No Campeonato Equatoriano, porém, os resultados de Ramírez são mais tímidos. O time era o vice-líder quando ele assumiu o lugar de Rescaldo, com 30 pontos em 14 rodadas, atrás do Barcelona de Guayaquil.

O Del Valle terminou o campeonato na quinta posição, ao fim da 30ª rodada. Com Ramírez, o time venceu seis vezes, com quatro empates e seis derrotas. No total, o espanhol comandou o Del Valle em 25 partidas, com 11 vitórias, seis empates e oito derrotas. O aproveitamento é de 52%.

A inexperiência de Ramírez, inclusive, é um dos pontos que preocupa o Palmeiras. Além disso, o clube prevê que terá dificuldades para trazer um técnico com contrato vigente. 

A concorrência de Athletico-PR e Santos também é um empecilho. Por essas razões, o clube alviverde não descarta o retorno de Vanderlei Luxemburgo, que deixou o Vasco depois do término do contrato.

Fonte: UOL/FOLHAPRESS

Imprimir