Cidadeverde.com
Viver Bem

Ter tempo para lazer faz parte de uma vida saudável

Imprimir

Momentos de lazer são tão importantes quanto os momentos de produtividade no trabalho. (Fonte: Pixabay)

Quando foi a última vez que você aproveitou seu tempo livre? Há muito tempo? Se esse for o caso, você não está sozinho. Mesmo quando você não está trabalhando, parece que sempre há algo que precisa ser feito. Que tal se sentar numa poltrona confortável e ver seu canal favorito de vídeos no YouTube? Difícil ne? Reservar um tempo sem nada para fazer pode ser interpretado até mesmo como preguiça para algumas pessoas. Se você está entre esses que estão o tempo inteiro fazendo alguma coisa e não separa nem ao menos alguns minutos para “desligar”, continue lendo esta matéria.

Apesar de se manter ocupado ser algo importante, o tempo livre também deveria ser interpretado dessa forma: por tempo livre, entenda-se tempo de lazer. Não precisa ser um longo tempo – mesmo alguns instantes de diversão (que podem ser minutos ou horas, depende de você) podem realmente ajudar. Se você não tiver tempo para relaxar e refletir, pode estar comprometendo a sua saúde. 

Relaxar é essencial para a saúde e o bem-estar. Apesar disso, muitas pessoas ainda sentem dificuldade em abrandar a tensão do dia a dia. Mesmo durante o dia a dia ter momentos de lazer é importante da vida de qualquer pessoa. É graças a momentos 

prazerosos que será possível aproveitar algumas vantagens, que ficar preso ao trabalho o tempo todo não permite. 

Divertir-se e relaxar gera impactos em várias áreas da sua vida, especialmente a longo prazo. Veja algumas das razões pelas quais o lazer ocasional é tão importante.

#1 Benefícios Físicos da Recreação

Participar de atividades recreativas, principalmente ao ar livre, pode melhorar seu bem-estar físico. De fato, as pessoas que frequentemente usufruem de parques têm menos consultas médicas, índices de massa corporal mais baixos e pressões sistólicas mais baixas do que aquelas que não o fazem, de acordo com a Dra. Laura L. Payne, da Universidade de Illinois

#2 O Lazer Diminui o Estresse e Depressão

O bem-estar mental é uma parte importante de sua saúde geral e pode afetar seu bem-estar físico. Participar de atividades de lazer e recreação pode lhe ajudar a gerenciar melhor o estresse e reduzir a depressão. Enquanto alguns gostam de usufruir da internet e seus canais de vídeos, notícias e até mesmo participar de jogos de cassino online, outros preferem sentar em um local confortável e ler um bom livro. As formas de lazer variam muito de pessoa para pessoa, mas o importante é se divertir.

Não importa qual atividade de lazer, mas sim o tempo destinado a ela. (Fonte: Pixabay)

#3 Melhora do Humor

Alguns momentos ocasionais de lazer demonstram melhorar o humor das pessoas. As demandas de trabalho e os problemas encontrados na correria do dia a dia podem ser frustrantes. É difícil escapar desse sentimento de frustração se você nunca se permitir uma oportunidade de sair dessa atmosfera. Às vezes, um pouco de tempo longe de uma situação que lhe causa estresse pode lhe dar clareza e ajudar a superar qualquer problema.

#4 Melhora da Qualidade de Vida

Por fim, encontrar equilíbrio também é uma razão pela qual o lazer e a recreação podem melhorar sua qualidade de vida. A recreação física, em particular, está associada à melhora da autoestima. Além disso, é mais provável que você se sinta satisfeito com sua vida quando participa regularmente de atividades de recreação. 

Essas informações possuem implicações significativas para sua saúde mental e, por sua vez, para a sua saúde física. De fato, 90% dos participantes de um estudo da American Recreation Coalition, do ano de 2000, relataram estar satisfeitos com sua saúde e boa forma. Por outro lado, 60% dos que não participaram dessa atividade relataram não estar satisfeitos.

Agora que você já conhece a importância do lazer para a saúde física e mental do indivíduo, encare o parque mais próximo para uma caminhada com a família!

Imprimir