Cidadeverde.com

Políticos do Piauí lamentam a morte do deputado Fernando Monteiro

Imprimir

Foto: arquivo Alepi

Atualizada às 11h30

Políticos e autoridades do Piauí lamentaram a morte do deputado estadual, Fernando Monteiro, 68 anos. Em nota, o governo do estado lembrou que o parlamentar já foi secretário estadual e destaca a atuação dele como deputado.

O governador Wellington Dias fez uma homenagem ao "amigo, aliado político e grande deputado" Fernando Monteiro. Dias destacou que sempre manteve uma boa relação com Monteiro.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Esta é uma publicação que me dói muito escrever. Recebi a notícia de que faleceu, hoje cedo, meu amigo, aliado político e grande deputado, Fernando Monteiro. Estive com ele em São Paulo e, apesar da gravidade de sua saúde, esperava receber boas notícias. Sempre tivemos boa relação, desde vereador, ele ainda no PFL e eu no PT. Nós nos aproximamos cada vez mais desde meu primeiro mandato. Na eleição passada, fizemos campanha juntos, viajamos pelo Piauí, estreitamos nosso laço. Ele dava ótima assistência aos líderes do entorno dele. Fernando tem muitas realizações em todas as regiões do nosso Piauí. Algumas semanas atrás, entregamos a carteira estadual dos autistas, iniciativa de autoria de Fernando Monteiro, uma demanda muito pedida pelos autistas e suas famílias. Assim era ele como deputado e ser humano: presente, lutador das causas que defendia, sensível e atuante. Que Deus te receba com bondade, meu amigo. Que o seu legado seja conforto para a dor de sua família neste momento tão difícil. Que Deus os abençoe.

Uma publicação compartilhada por Wellington Dias (@wellingtondiasoficial) em

 

O prefeito Firmino Filho relembrou uma visita ao deputado no hospital Sírio-Libanês e disse que Fernando Monteiro lutou bravamente pela vida. 

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) falou do trabalho e da alegria de viver de Fernando Monteiro. “Atuou junto comigo em todas as minhas campanhas que fiz e isso foi importante demais  para os êxitos que colhi ao longo de um caminho de 25 anos de vida política e parlamentar”, afirmou.

O deputado Dr. Hélio falou do trabalho prestado por Fernando Monteiro ao Estado. “Perde o Piauí, e principalmente, todos aqueles que trabalhavam e desfrutaram da convivência com Fernando Monteiro. Era uma pessoa que valorizava as coisas simples e que sempre estava de peito aberto para uma boa conversa e para ajudar”, destacou.

O deputado João Madison (MDB) falou da dor da família. “Neste momento eu me solidarizo com toda a família. Com a esposa do Fernando e com os filhos. Ele vai deixar muita saudades na Assembleia Legislativa”, destacou. 

O deputado estadual Ziza Carvalho (PT) destacou que o Piauí perdeu "um dos maiores parlamentares da sua história" e o homenageou nas redes sociais.

"Hoje (26), o Piauí perdeu um dos maiores parlamentares da sua história. Fernando Monteiro (PRTB), o decano da Assembleia Legislativa estadual, com quase 10 mandatos consecutivos era intransigente na defesa das suas bases eleitorais, não medindo esforços para se fazer presente nos quatro cantos do Estado. Tinha quase o dom da ubiquidade, a capacidade de estar concomitantemente presente em toda parte. Por mais longe que fosse a localidade lá estava o deputado Fernando Monteiro prestigiando os festejos, o aniversário da cidade ou qualquer evento que fosse chamado, não importando qual fosse a distância. Poucos parlamentares se dedicaram tanto à causa política e aos problemas dos municípios como Fernando. Nos poucos anos que tive a honra de conviver com ele, aprendi a respeitar o seu jeito bonachão, piadista, porém sério e de palavra quando a ocasião assim o exigia. Seu nome sem dúvida ficará gravado na história como um dos mais dedicados e atuantes deputados que o Piauí já teve. Que a sua família, amigos e correligionários recebam minha solidariedade nesse momento de dor.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nessa vida pública tive o grande prazer de tê-lo conhecido e trabalhado juntos, especialmente quando cheguei para meu primeiro mandato ali na Assembleia Legislativa do Piauí, e depois com boa parceria na Câmara dos Deputados. Diga-se de passagem, Fernando Monteiro era uma das melhores companhias de viagem com suas tantas histórias divertidas! . Sempre propositivo e solidário, tinhamos uma bandeira de luta em comum: a pessoa com espectro autista. Não à toa, e com louvor, assim como consegui no Congresso Nacional, ele também foi o autor do projeto, que virou lei semanas atrás, da "Carteirinha Estadual dos Autistas". . Meu amigo, você vai fazer falta entre nós, amigos e familiares! Que Deus abençoe e receba tão bem, com um grande abraço, como você nos recebia!

Uma publicação compartilhada por Rejane Dias (@rejane.dias) em

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

É assim que vou lembrar de você, meu amigo Fernando Monteiro: feliz, trabalhando pelo nosso Piauí. Descanse em paz.????????

Uma publicação compartilhada por Iracema Portella (@iracemaportella) em

 

 

 

 

 

Nota de pesar do Governo 

É com profundo pesar que o Governo do Estado do Piauí lamenta o falecimento do deputado estadual Fernando Monteiro. O parlamentar morreu nesta quinta-feira (26), em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês, onde foi submetido a tratamento contra um câncer hepático. O governador Wellington Dias decretou luto oficial de três dias e a bandeira do Piauí ficará a meio mastro. O velório será nesta sexta-feira (27), na Assembleia Legislativa do Piauí.

Além de deputado, Fernando Monteiro já ocupou o cargo de secretário estadual da Defesa Civil. Economista, exerceu os cargos de consultor técnico do Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Estado do Piauí (Ceag-PI), professor da Escola Técnica Federal do Piauí e da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Elegeu-se vereador de Teresina, exercendo o mandato de 1983 a 1988, e a partir de 1986 elegeu-se deputado estadual, reelegendo-se sucessivamente.

O Governo do Estado destaca a contribuição de Fernando como parlamentar, gestor e cidadão ao desenvolvimento do Piauí. Monteiro também era um grande incentivador da cultura e do esporte piauiense. Durante muito tempo, foi um dos principais apoiadores do Carnaval de Teresina, à frente da escola de samba Ziriguidum, da qual foi presidente por vários anos.

Neste momento de pesar, manifestamos apoio a familiares, amigos e admiradores.

 

Teresina, 26 de dezembro de 2019

Governo do Estado do Piauí

 

Lídia Brito
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais