Cidadeverde.com

Criança que "mora" em hospital há mais de um ano ganha festa de aniversário

Imprimir

Foto: Ascom HUT

A pequena Allana Maryah, que tem dois anos, ganhou uma festa de aniversário no leito do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A menina sofre de uma síndrome rara conhecida como Amiotrofia Muscular Espinhal (AME) e está internada há um ano e quatro meses. A festa teve direito a decoração de abelhinhas, balões, bolo e docinhos.

A gerente da clinica pediátrica do HUT, Carla Janaina, destaca que as festas de aniversário deixam o ambiente alegre e quebram a rotina do hospital. 

“Estamos sempre proporcionando aos nossos pequenos pacientes momentos de descontração. Isso ajuda a acelerar o processo de recuperação das crianças”, destacou a enfermeira.

Natural de Elesbão Veloso, no interior do Piauí, a família se reveza entre a terra natal e os cuidados com Allana em Teresina. 

“Desde que ela foi internada no HUT, eu tenho me dividido entre o hospital e nossa casa, onde tenho um outro filho de seis anos. Espero que, eventualmente, minha filha possa passar pelo processo de desospitalização e dê continuidade aos cuidados em casa com a família", disse a mãe. 

O HUT é referência no Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento pediátrico de urgência e emergência para crianças e recebe pacientes com quadro de saúde grave que necessitam de longos períodos de internação. 

O hospital  mantém dez leitos de UTI pediátrica, além de uma enfermaria equipada para receber os pequenos pacientes.  Atualmente, a clínica pediátrica do HUT possui cinco crianças “moradoras” que, assim como Allana, dependem de aparelhos para viver.


Com informações Notícia da Manhã
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais