Cidadeverde.com

Oito passos para conquistar mais qualidade de vida em 2020

Imprimir

Quando um ano acaba, já é automático: começamos a fazer um balanço de como nos sentimos na maior parte do tempo ao longo dos últimos 12 meses e pensamos em estratégias para melhorar vários aspectos no ano que está por vir. O conjunto desses aspectos é o que podemos chamar de qualidade de vida.

Apesar do caráter individual desse conceito, a Organização Mundial de Saúde (OMS) busca definir o que é qualidade de vida e elaborou uma metodologia para classificar o nível de satisfação pessoal média de uma população. Trata-se de um questionário composto por seis setores principais: físico, psicológico, nível de independência, relações sociais, meio ambiente e aspectos religiosos. 

Segundo Daniel Guzmán, esses são denominadores comuns entre diferentes culturas, mas que ainda assim é difícil de quantificar a qualidade de vida de uma sociedade. “Trata-se de uma percepção muito particular, o que quer dizer que duas pessoas podem ter vidas "idênticas", mas se a percepção de ambas for diferente, o nível de qualidade de vida segundo o questionário da OMS será diferente”, esclarece.

Quem explica isso é Vanise Perez, que elabora algo como um “manual operacional do indivíduo”, para que você viva alinhado com o que te faz bem. Confira oito passos que Vanise sugere para se sentir melhor em 2020:

  1. Trabalhe o autoconhecimento pois é isso que nos faz ter clareza de qualquer coisa. A prática de mindfulness e a meditação contribuem muito para isso;
  2. Defina um propósito, o porquê você faz o que faz. Algo que te conduza por toda a sua vida;
  3. Estabeleça os seus valores de vida e o que você faz para vivenciar esses valores. “Tipo o valor “transformação” que sempre fez parte da minha vida. Tudo o que faço visa transformar a vida das pessoas para que tenham mais clareza e menos interferências na vida”, exemplifica Vanise;
  4. Conheça as suas singularidades, habilidades e características que fazem de você uma pessoa única. Você pode perguntar para as pessoas mais próximas algo que se destaca na sua personalidade na visão delas;
  5. Escreva seus desejos e metas alinhados com o seu porquê;
  6. Junte-se a pessoas que potencializam sua vida;
  7. Adote uma rotina que traga vitalidade: boa alimentação, prática de exercícios físicos, treinamento da mente com mentalização e meditação, momentos de lazer e ócio criativo, boas relações humanas e pessoas queridas sempre por perto;
  8. Esteja em constante aprimoramento. “Isso vai proporcionar uma expansão dos seus horizontes e auxiliar em momentos de mudança”, destaca Vanise.
     

E depois de chegar lá?

E por falar em constante aprimoramento, quando se atinge certo nível de satisfação com a própria vida, criamos uma nova exigência pessoal, pela necessidade de mantermos o que foi alcançado. “É importante ficar atento, para seguir disciplinado e colocar no automático os hábitos que levaram a essa vida plena. Se ela deslizar um dia ou outro, tudo bem, basta voltar à rotina no dia seguinte, sem jamais perder a força”. 

Vanise Perez conta ainda que conviver com pessoas que buscam os mesmos objetivos de vida ajuda a manter o nível de satisfação atingido. “Duas ou mais pessoas reunidas com o mesmo objetivo somam forças para levar adiante essa empreitada”.

O fator mais importante para isso tudo é saber o que você deseja sentir e, de acordo com Daniel Guzmán, esse também é um exercício constante. “O autoconhecimento é um estilo de vida. Assim como a atividade física, se deixamos de praticá-lo, estacionamos e podemos comprometer nosso bem estar”, alerta Daniel.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais