Cidadeverde.com

Catarata: cuidados necessários para combater o problema

Imprimir

Visão embaçada e aumento da sensibilidade à luz são alguns sintomas que indicam a necessidade de procurar um oftalmologista. Os motivos podem ser diversos. Entretanto, principalmente com o envelhecimento, é preciso ficar atento com a catarata.

Por conta da dificuldade para enxergar, o problema prejudica atividades do dia a dia, como a leitura, aumentando ainda o risco de acidentes. Além disso, a doença pode causar cegueira.

Cuidados

Além do envelhecimento e de traumas, alguns outros fatores podem causar a doença. O hábito de fumar faz parte da lista, assim como a exposição ao sol por períodos prolongados.

Por isso, alguns cuidados são necessários para a prevenção. Eliminar o consumo de cigarros é muito importante, tanto para evitar esse quanto outros problemas de saúde. Outra dica é utilizar chapéu e óculos de sol para proteger a visão.

Cirurgia

Por meio de um exame, o médico conseguirá fazer o diagnóstico. A boa notícia é que, mesmo em casos graves, a cirurgia consegue restaurar a visão do paciente. Para isso, promove a troca do cristalino.

Aliás, a cirurgia é muitos segura e tem baixo risco de infecção. Entretanto, alguns cuidados são necessários após o procedimento. Afinal, bactérias e fungos precisam ser bloqueados, para não provocarem uma infecção.

Por isso, o acompanhamento médico é fundamental também após a cirurgia. Além disso, é necessário seguir todas as orientações do oftalmologista.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais