Cidadeverde.com

Corpo de Bombeiros alerta para incidência de raios no período chuvoso

Imprimir

Foto: Reprodução/TVCidadeVerde

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram a densidade de raios por quilômetro quadrado no país. Segundo esse estudo, o Piauí apresenta 7,7 raios por quilômetro quadrado. Esse número, considerado alto, desperta a atenção para necessidade de cuidados.

Com o início do período chuvoso, a incidência de raios ascende o sinal de alerta e requer cuidados. O Corpo de Bombeiros pede a atenção das pessoas para evitar que no momento das tempestades possam tomar atitudes que as tornem alvo das descargas elétricas. 

O diretor de engenharia do Corpo de Bombeiros do Piauí, tenente coronel José Velosos, alerta que as descargas elétricas são fatais. Para ele, o conhecimento ajuda nos cuidados necessários na hora de se proteger. 

“As ocorrências envolvendo descargas atmosféricas, conhecidas como raios, são perigosas por serem violentas e em regra são fatais. Conhecer a dinâmica do raio é importante para que se possa prevenir os danos por ele causados. O raio é uma energia acumulada na nuvem e que vai procurar o menor caminho para atingir a terra. Nesse momento, qualquer extremidade mais alta que se sobrepõe no solo, vai ser o alvo. Isso seja uma pessoa em um campo aberto, seja um poste, uma árvore que esteja no ambiente. A prevenção é não ficar no campo aberto e nem em pé porque se passa a ser o ponto de extremidade. É importante não ficar nem nas proximidades das árvores e torres”, destaca.

Outro cuidado necessário é evitar o contato com instalações elétricas no momento de tempestades. “Poderíamos ampliar esse raciocínio para as instalações elétricas que estão ligadas aos fios e postes na rua. A pessoa deve evitar o contato com algum equipamento elétrico, como celular em um carregador, manipulação de algum equipamento eletroeletrônico conectado à eletricidade. O uso do celular pode ser feito desde que não esteja ligado na tomada”, explica.

Na zona rural os cuidados são necessários para não ficar exposto em campos abertos. Na hora da chuva, o ideal é buscar abrigo, mas não embaixo de uma árvore. 

“É importante se afastar de extremidades metálicas. Temos situações como cercas na zona rural, grades, alambrados, telas e todo tipo de estrutura metálica, que por natureza, é um caminho fácil para a eletricidade e se torna um para-raios natural. Precisamos ficar atentos para evitar acidentes. A melhor prevenção é se abrigar em construções, residências e prédios. O carro é um ambiente seguro desde que não se coloque as mãos para fora. Mas se estiver dentro é uma proteção”, afirma. 

Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais