Cidadeverde.com

Corso terá policiais à paisana infiltrados entre foliões; 800 agentes farão segurança

Imprimir
  • corso.jpg Roberta Aline/ Cidadeverde.com
  • corso4.jpg Roberta Aline/ Cidadeverde.com
  • corso3.jpg Roberta Aline/ Cidadeverde.com
  • corso2.jpg Roberta Aline/ Cidadeverde.com
  • corso1.jpg Roberta Aline/ Cidadeverde.com

Em reunião realizada na manhã de hoje (15) na Secretaria de Segurança Pública foram deliberadas algumas estratégias de segurança que serão aplicadas no Corso de Teresina em 2020. O “maior corso do mundo” será realizado no sábado, dia 15 de fevereiro.

A reunião contou com a presença de representante da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Strans e Fundação Municipal Monsenhor Chaves.

O secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu, adiantou ao Cidadeverde.com que 800 agentes de segurança farão o policiamento do evento. Destes, 600 são policiais militares. 

O secretário informou que haverá vários pontos de bloqueio durante o desfile dos caminhos e do percurso dos foliões. Policiais civis à paisana ficarão “infiltrados” entre os foliões. O principal objetivo é evitar casos de roubo e furto.

“Logo nos acessos iniciais haverá abordagem e revista. Ao todo, 800 agentes de segurança farão a segurança do evento. Também será instalada um Centro  de Comando e Controle que será uma espécie de delegacia móvel”, disse o secretário.

Drones também serão utilizados para fazer o monitoramento do corso.

O combate a importunações sexuais também será uma prioridade dos agentes de segurança. Se acontecer a prática será considerada criminosa e a pessoa presa em flagrante”, garante a subsecretária de Segurança, a delegada Anamelka Cadena.

O presidente da Fundação Municipal Municipal Monsenhor Chaves, Luís Carlos Alves, disse que o número de palcos temáticos no Sorso será ampliado para seis e que haverá premiações para os caminhões inscritos de até R$ 30 mil. 

“Vamos fazer uma festa bonita, com segurança e a expectativa é que a gente tenha 50 caminhões inscritos”, disse o presidente da fundação. 

Esta foi a primeira reunião para definir esquemas de segurança para o corso de Teresina. Novas reuniões devem acontecer nos próximos dias para definir novas estratégias de monitoramento e segurança durante o carnaval.

Campanha

Para combater o crime de importunação sexual, a Segurança vai trabalhar com a campanha ‘Abusa Não, o Corpo é Meu , Decido Eu’.

“A gente traz um material informativo sobre importunação sexual. É uma lei nova e por isso vamos estar com essa campanha informativa alertando que toque em partes íntimas, encoxamentos, beijos forçados, e outras práticas sem consentimento, que comuns em grandes concentrações de pessoas envolvendo o uso de bebida alcoólicas podem se configurar como crime de importunação sexual”, explicou Anamelka.. 

A operação do Corso vai contar com 20 câmeras de monitoramento, quatro drones e cavalaria.

 

Flash Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais