Cidadeverde.com
Viver Bem

Vesícula: dor exige cuidados e consulta ao médico

Imprimir

Foto: Valmir Macedo/Cidadeverde.com

Uma dor no lado direito do abdômen e próxima às costelas pode indicar que algo vai mal com a vesícula. A formação das famosas pedras é o problema mais comum. Por isso, é muito importante consultar um médico. Afinal a solução pode estar na retirada do órgão por meio de um procedimento cirúrgico.

Durante a avaliação, o profissional levará em consideração alguns fatores, como: quadro clínico, faixa etária e o tamanho dos cálculos.

Vesícula

Durante o processo de digestão, o órgão a bile – líquido produzido pelo fígado – por meio do ducto biliar comum. Geralmente, os problemas surgem quando esse caminho está bloqueado, provocando as dores.

Os cálculos se formam quando há excesso colesterol, sais biliares e bilirrubina, que formam a bile.

Perfil

A doença atinge faixas etárias diversas. Entretanto, mulheres acima do peso são mais suscetíveis. Alterações do metabolismo dos sais que integram a bile estão entre os fatores que causam a moléstia, provocada também por distúrbios hormonais.

Para prevenir, o ideal é manter uma dieta equilibrada e saudável, evitando o consumo de gordura. Afinal, esses alimentos exigem um trabalho maior da vesícula.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

 

 

Imprimir