Cidadeverde.com

Concurso Sejus: aprovados pedem convocação total para curso de formação

Imprimir

Foto: Enviada ao Cidadeverde.com

Aprovados no concurso para agente penitenciário do Piauí estão em frente ao Palácio de Karnak, na manhã desta segunda-feira (20), protestando contra o chamamento de apenas parte do pessoal que ainda aguardava a convocação para o curso de formação.

Os manifestantes explicam que o governo abriu concurso com previsão de 400 vagas, mas apenas 316 foram aprovados. Destes, somente 150 fizeram o curso de formação e foram nomeados, faltando ainda 166 na fila de espera.

"Na inauguração da cadeia pública de Altos, em setembro de 2019, o governador disse que em janeiro de 2020 lançaria o edital de convocação para todos os restantes. Mas na semana passada, ele anunciou o chamamento de apenas 75", explica Marcos Fabrício, um dos aprovados que aguarda convocação. "Vamos ficar aqui até ele nos atender. Vamos acampar. Queremos uma audiência com o governador para pedir que ele reveja essa convocação", completa.

Marcos Fabrício argumenta que, como algumas pessoas já passaram em concursos públicos, ficam faltando menos de 80 aprovados para serem chamados. O movimento tem o apoio do Sindicato dos Agentes Penitenciários.

"Existe uma carência no sistema. O sindicato nos informou que existem cerca de 180 pedidos de aposentadoria. Além disso, foram inauguradas cadeias novas que, por falta de servidores, não estão operando em sua totalidade", finaliza Marcos.

Foto: Enviada ao Cidadevere.com

A prova do concurso para agente penitenciário do Piauí foi realizada, pela primeira vez, em 2016. Por causa da descoberta de fraudes, foi anulada e realizada novamente em 2017. A validade, que se encerraria em 2019, foi prorrogada para outubro de 2021.

A convocação dos 75 aprovados para o novo curso de formação ainda não foi divulgada no Diário Oficial da União.

Sejus responde

Em nota, a Assessoria de Comunicação da Sejus destacou que mais de 150 agentes foram chamados e que o concurso foi para cadastro reserva. Diz ainda que, nos próximos dias, será divulgado o cronograma do curso de formação para 75 servidores e que o concurso só vende em 2021. Veja na íntegra:

Nos últimos dois anos, a Sejus nomeou mais de 150 Policiais Penais aprovados no concurso do órgão, realizado em 2016, para cadastro de reserva. Nos próximos dias, a Sejus divulgará o cronograma para a realização do curso de formação para mais 75 servidores, dentro da validade do concurso que vence em outubro de 2021.


Jordana Cury
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais