Cidadeverde.com
Geral

Estudante nota mil na Redação do Enem dá dicas de como se sair bem na prova

Imprimir

Foto: Caroline Oliveira/Cidadeverde.com

O ano mal começou e os estudantes já começam a se preparar para as provas de vestibular do final do ano. Entre os mais aguardados, estão as avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este ano promete mudanças. Mas, a Redação é a única certeza que se tem: ela vai continuar. 

Então, para ajudar os candidatos deste ano, o Cidadeverde.com pediu à estudante Letícia Islávia Bezerra, de 19 anos, que fez parte do grupo seletíssimo de Redação 1000 em 2019: foram só 53 estudantes que conseguiram a proeza em um universo de mais de três milhões de candidatos que compareceram para as provas. Além de Letícia, Vitória Castro, outra estudante teresinense também tirou nota 1000. 

Leticia Islávia disse que a melhor época para “pegar no pesado” é o primeiro semestre, por isso ela, além do curso pré-vestibular, também fez dois cursinhos específicos para Redação. Vamos às dicas:

Segundo a estudante, o processo de preparação tem que começar logo no início do ano: ''É nessa época que você tem que pegar mais pesado, porque o segundo semestre é para você relaxar mais, porque já está perto do vestibular. Eu entrei no cursinho e fazia todos os simulados, todas as redações, não faltava nenhum, para poder treinar o tempo, que é muito importante. O cursinho de redação me ajudou também a consegui obter nota máxima em uma faculdade particular e isso foi um incentivo para que eu conseguisse uma nota maior no Enem, pois eu tinha muito medo dela diminuir no exame'', contou. 

Para Letícia, uma dica muito importante é prática dos textos, duas ou mais vezes na semana, além das reescrituras. Outra coisa essencial, é não negligenciar nenhum possível tema.

''Eu sempre tentei fazer de todos os temas, porque isso é uma forma de estar preparado, para formular os argumentos, que é o que o Enem cobra, e é sempre uma surpresa. Inclusive esse tema foi bastante inesperado, mas eu consegui argumentar''.

 A divisão do tempo durante a prova

Letícia explicou que primeiro é importante responder a prova e depois partir para a Redação. ''Eu comecei a responder a prova e depois fui para a Redação, pois o tempo que eu leio as questões, eu uso também para pensar no tema da Redação e assim eu fiz as questões, 20 de linguagens e 20 de humanas e depois foquei no texto''.

A estudante ressalta a importância de organizar um esquema para ganhar tempo durante a leitura do texto. ''Eu sempre deixo um espaço em branco na prova mesmo, para eu planejar como eu vou fazer, separo as palavras chaves, para quando eu for passar o rascunho não ficar aquela bagunça, para quando for passar a limpo estar tudo organizado''.

Dicas dos professores

O trabalho de preparação conta também com a ajuda e orientação dos professores, Letícia afirma que as dicas que recebeu foram essenciais.
 
'' Os professores me ajudaram principalmente com as minhas dúvidas de gramática, que fazem parte da competência um, e reforçaram sobre os conectores que podem ser usados e substituídos para o texto não ficar repetitivo, a concordância, os repertórios sócios culturais.  Além do fato de que os professores estão sempre trazendo coisas novas para serem utilizadas e a intervenção, eles orientam para que sejamos sempre bem detalhistas'', destaca.

Tema

A jovem ressalta desenrolar sobre o tema é mais o conhecimento pessoal que você adquire lendo, se informando do que está acontecendo ao seu redor. “No tema você vai colocar o que você acha, por exemplo, da democratização. Poucas pessoas têm acesso, tudo é muito caro hoje em dia, para ir ao cinema tudo é caro, a pipoca, a bebida.  Você vai para se divertir, então você vai querer ter acesso a isso tudo e acaba ficando algo muito caro e desestimulando as pessoas, tem também a locomoção, que geralmente sempre é distante. A dica mais importante é ler, ficar atento e ter um conhecimento de mundo'', explicou. 

As alunas nota 1000 da Redação do Enem 2019 falaram com a apresentadora Nadja Rodrigues, no programa Tem de Tudo, da Rádio Cidade Verde. Ouça a entrevista na íntegra:

 

Caroline Oliveira e Yasmim Cunha 
[email protected]

Imprimir