Cidadeverde.com

Sol promove benefícios para a saúde, mas exige cuidado

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A Organização Mundial da Saúde (OMS) constatou que metade da população do planeta tem quantidade insuficiente de vitamina D no organismo. Isso pode causar problemas como enfraquecimento dos ossos e dos músculos.

A forma de evitar a carência desse nutriente parece ser simples: apenas alguns minutos diários de exposição ao sol. Afinal, os raios-ultravioleta são absorvidos pela pele e passam por todo um processo até a vitamina se estabelecer na sua forma ativa, promovendo assim os benefícios desejados.

Mas, em ambientes urbanos e na correria da vida moderna, muitos acabam deixando de fazer atividades ao ar livre. Com isso, muitas pessoas têm falta dessa vitamina tão importante.

Para identificar o problema é fácil. Basta procurar um médico para uma avaliação e, também, a indicação dos exames necessários. Com os resultados, o profissional poderá indicar as alternativas necessárias para resolver a situação.

Problemas

Mas por que o corpo necessita de vitamina D? Ela é responsável por auxiliar na garantia da tão sonhada qualidade de vida. Por exemplo: previne contra o enfraquecimento muscular e o raquitismo. Além disso, combate a osteoporose e a osteomalácia.

Dica

Por conta desses e de outros benefícios, é muito importante fazer atividades ao ar livre periodicamente. Mas não se esqueça de utilizar o protetor solar, para prevenir também contra outras doenças. Vale destacar que os benefícios da vitamina D são fundamentais também para crianças, assim como para os idosos. Por isso, consulte um médico para uma avaliação, assim como para receber as orientações necessárias.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais