Cidadeverde.com

Estudante de 17 anos da zona rural passa em 1° lugar para engenharia em Santa Catarina

Imprimir

Fotos: Enviada ao Cidadeverde.com

Wanderson Ramos e colegas de escola.

Da zona rural de Alegrete do Piauí, no semiárido piauiense, o jovem Wanderson Ramos de Alencar de 17 anos, conquistou a 1° colocação para o curso de engenharia elétrica no Instituto Federal Catarinense no campus de Blumenau (SC).

Amante de matemática e de física, o jovem usou a internet para reforçar os estudos em casa, na localidade Sítio Tabuleiro, onde mora com irmã mais nova, a mãe e o padrasto. Filho de agricultora, Wanderson Ramos será o primeiro de sua família a ingressar no ensino superior.

“Minha grande inspiração são meus pais, pois sempre quis dar a eles uma vida melhor”, diz o jovem, que já está com a bagagem pronta para embarcar nesta sexta-feira (31) para Blumenau, onde vai morar com parentes.

Wanderson concluiu o ensino médio, na Unidade Escolar Antônia de Sousa Alencar (ASA). Uma das dicas de estudo dadas por ele é aproveitar o tempo extra fora da sala de aula.

“Primeiramente ter foco e força de vontade e uma dica muito importante é estudar por conta própria nos contra-turnos para complementar as lacunas deixadas pela a escola”, revelou.

Ele revela que usava o tempo livre para reforçar os estudos e contava com a ajuda da internet. “Eu fiz o curso em uma plataforma de vídeo aulas, mas sempre fazia anotações e resolvia questões”, disse.


Com a família em Alegrete do Piauí.

Confiante com a preparação nos estudos, Wanderson conta que ficou surpreso com o primeiro lugar. “É uma sensação inexplicável, algo que só quem já passou por isso sabe o quanto é maravilhoso ver todos seus sonhos se tornado realidade. Quando saiu o resultado me surpreendi com a 1° colocação”.

Levantamento inicial da Secretaria Estadual de Educação mostra que 8,3 mil estudantes das escolas públicas do Piauí foram aprovados para cursos de todo o Brasil.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais