Cidadeverde.com

Tony Kanaan anuncia que deixará Indy ao final da temporada de 2020

Imprimir

Tony Kanaan, 45, deixará o posto de titular da Indy ao fim da temporada 2020. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) pelo piloto da AJ Foyt através das redes sociais.

Segundo Tony, a participação na temporada será restrita às cinco corridas disputadas em ovais, começando pelas 500 Milhas de Indianápolis em 24 de maio.

Depois disso, haverá as etapas de Forth Worth, no Texas (6 de junho); Richmond, na Virginia (27 de junho); Newton, em Iowa (18 de julho) e Madison, em Illinois (22 de agosto).

O baiano afirmou ainda que não está deixando o automobilismo a partir de 2021. No entanto, deverá se dedicar a outros projetos -e, como disse em vídeo, desacelerar. Desta forma, é possível que retorne à categoria apenas para participações esporádicas, como em Indianápolis.

"Durante toda minha vida, eu fui piloto de carro de corrida. Do momento em que consegui alcançar os pedais em diante, isso era tudo que eu queria fazer. A ideia de ir ao limite e competir contra os melhores do mundo é tudo que alguém poderia querer. E durante mais de 20 anos, foi isso que eu fiz", disse Tony no vídeo.

"Existem muitos marcos na minha carreira. Meu primeiro pódio (terceiro em Laguna Seca, 1998), minha primeira vitória (Michigan, 1999), meu (primeiro) campeonato (2004), e a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis (2013). Mas como muitas conquistas, as vitórias são marcos, mas elas não contam a história toda. Elas não descrevem a irmandade que tenho com muitos dos meus competidores, elas não capturam os laços que tive com as equipes e com os meus mecânicos, elas não explicam a conexão que tenho com meus fãs e a importância que eles têm na minha vida."

"Acredito que o mais importante disso tudo é que minhas conquistas nunca conseguiram traduzir em palavras o crescimento que eu tive como indivíduo, principalmente com minha família. Então hoje, não estou dizendo que estou parando, mas é hora de tirar um pouco o pé nessa última temporada. Minha carreira tem sido uma jornada e tanto, e tenho muito a mostrar ainda nessa última volta", completou.

Presente na Indy desde 1998, quando a categoria estava dividida entre Cart e IRL, Tony Kanaan disputou cinco temporadas da Cart (1998 a 2002) antes de migrar para a IRL. De 2003 em diante, correu na IRL, que se unificou em 2008.

Em 2004, pela então Andretti Green Racing, foi campeão da IRL, sendo vice em 2005. Nas 500 Milhas de Indianápolis, foi vencedor em 2013 pela KV Racing, tendo ainda um segundo lugar (2004) e dois terceiros lugares (2003 e 2012).

Considerando apenas IRL e Indy, são 368 corridas até agora, além de 94 antes pela Cart.

Fonte: UOL/FOLHAPRESS

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais