Cidadeverde.com

Governador diz que apanha do PT, que vai priorizar educação e 2020 será melhor

Imprimir
  • Untitled-3.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-4.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-5.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-6.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-7.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-8.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-10.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-11.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-13.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-14.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-15.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-16.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-17.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-19.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-20.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-21.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-22.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-23.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-24.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com

Atualizada às 12h40


Em um dos discursos mais longos, o governador Wellington Dias (PT) voltou a reafirmar que a educação será prioridade com investimento recorde de R$ 1 bilhão e 900 milhões e garantiu que "2020 será um ano bem melhor".

Wellington Dias afirmou que 2019 foi um dos piores anos e que o estado teve a coragem que aprovar a reforma da Previdência estadual. Segundo o governador, ele é criticado até mesmo dentro do PT.

"Não pense que eu apanho até mesmo do meu partido", falou se referindo a reforma apresentada pelo governo.

Na mensagem, o governador falou do resultado alcançado, em 2019. Segundo ele, isso se deve as ações adotadas no passado. A mensagem fez uma espécie de contextualização entre os mandatos de Wellington Dias.

"Todos os anos faço questão de trazer a mensagem para essa Casa. Com o passar dos anos nos damos conta de que as experiências passadas moldam nossas ações. As práticas do presente seguem conectadas ao tempo. Em periodo de indefinição sinto feliz ao olhar para trás e apresentar um Piauí de respeito àas pessoas, com gestão integrativa e crescimento sustentável. O ano de 2019 foi um dos mais difíceis. Isso para o planejamento e um conjunto de mudanças que nos implantaram.  Não seria possível continuar se não tivéssemos esse ambiente de integração em todas as áreas e poderes", afirmou.

Outro ponto de destaque na mensagem foi o crescimento do PIB. Wellington também destacou a geração de empregos.

"Piauí cresceu 7,7% no seu Produto Interno Bruto. Só a China tem esse tipo de crescimento. Isso se deve aos esforços feitos. Tentamos desburocratizar a abertura de empresas. São mais de 215 mil empresas em pleno funcionamento. Fizemos empenho na atração de investimentos, 78% do PIB diz respeito ao setor de serviços. A nossa indústria cresceu", destacou.

As parcerias público-privadas receberam destaque na mensagem do governador. 

"Depois de São Paulo, o Piauí é o que mais avançou nessa área. Elas permitem a inclusão e de forma sustentável. O Piauí e hoje um exemplo na area de economias renováveis", afirmou.

O governador destacou a redução da pobreza. 

"Nosso objetivo primeiro é a redução da pobreza. O IBGE divulgou que saímos da lista dos mais pobres. Esse dado reforça nosso compromisso com o desenvolvimento da nossa gente", disse.

Veja na integra mensagem do governador 

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Atualizada às 11h20

O governador Wellington Dias (PT) chegou à Assembleia Legislativa do Estado. Ele vai ler a tradicional mesagem de início de ano. Ao chegar na Casa, Wellington foi recebido pelo presidente, Themistocles Filho (MDB), e falou em tom de otimismo. 

Para o governador, o estado fez o "dever de casa" na área econômica. Segundo ele, isso irá se refletir em um ano de crescimento. 

"O dever de Casa que o Piauí fez, em 2019, permite um ano com crescimento econômico, tivemos saldo positivo de emprego. Tivemos mais empreendedores, enfim, um volume de investimentos que foi o segundo melhor do Brasil. O Piauí cresceu em padrão China. São raros os países do mundo que alcançam esse padrão de crescimento do Piauí. O Ceará é o primeiro e o Piauí é o segundo", afirmou

Wellington Dias também destacou a necessidade de uma boa relação com o governo federal.

"Destaco que, em 2020, teremos um ano ainda melhor. Passamos a ter um equilibrio nas contas, que permite maior capacidade de investimentos. Isso permite investimentos bem trabalhados pela bancada federal, com estados, municípios, e diretamente com o Governo Federal", destaca.

"Ainda temos recursos de outas fontes como o precatório do Fundef que permite um volume significativo de investimentos em uma área como a educação", destacou. 

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

 

Flash Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais