Cidadeverde.com

Coração no ritmo certo e longe das arritmias; veja como se prevenir

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

A arritmia cardíaca é popularmente conhecida como um descompasso nos batimentos cardíacos. Essas mudanças no ritmo das batidas do coração são provocadas por alterações elétricas e prejudicam a quantidade de sangue bombeado para o corpo.

O problema preocupa, já que pode levar a morte súbita sem qualquer sintoma anterior. A estimativa é que 300 mil pessoas morram por ano no Brasil em decorrência disso.

Por isso, o ideal é procurar um cardiologista para fazer esse monitoramento do coração. Principalmente após os 40 anos, consultas periódicas ajudam na prevenção, evitando problemas de saúde graves e, assim, garantindo a tão desejada qualidade de vida.

Com já destacado, problemas com o coração podem acontecer sem qualquer sintoma anterior. Entretanto, alguns sinais podem estar relacionados com a arritmia. Dor no peito, por exemplo, exige um acompanhamento especial.

A lista de sintomas que podem estar relacionados com a arritmia conta ainda com tonturas, palpitações, desmaios e, também, mal-estar. Entretanto, identificar o problema exige a atuação de um especialista. Afinal, nem todo batimento acelerado do coração é um perigo.

Prevenção

Para manter a saúde do coração, seguir um estilo de vida mais equilibrado faz a diferença Aqui, a alimentação saudável tem um importante papel. Com isso, evite o consumo em grande quantidade de alimentos muito gordurosos e também industrializados

A prática de atividade física também é indicada para garantir o bom funcionamento do coração. Saúde emocional e exames preventivos também fazem parte da lista de ações.

Para quem já tem doença cardíaca, o acompanhamento médico constante é fundamental, realizando assim os exames necessários para o acompanhamento do caso.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais