Cidadeverde.com

Prefeitura estuda implantação de ônibus elétricos em Teresina

Imprimir

Foto: Renato Bezerra/PMT

Teresina poderá ter ônibus elétricos no transporte coletivo. O prefeito Firmino Filho estuda uma possível implementação desse sistema na capital piauiense, inclusive, conheceu, nesta semana, os resultados de uma experiência vivida em Recife (PE) desse tipo de veículo. 

O prefeito esteve reunido com Guilherme Nogueira, representante comercial da empresa chinesa BYD, que apresentou ao prefeito sobre o funcionamento, autonomia e vantagens dos ônibus elétricos.

De acordo com Firmino Filho, a conversa com a empresa é inicial e precisa estudar a viabilidade da implantação de um novo sistema para o transporte coletivo na cidade. 
“Estamos avaliando alternativas economicamente viáveis e, que, ao mesmo tempo, melhore o conforto dos passageiros. A ideia é que possamos trabalhar com um protótipo do ônibus, assim podemos testar o seu funcionamento nas ruas e avenidas da capital. Ainda vamos conversar com os consórcios para desenvolver esse diálogo”, declara.

Guilherme Nogueira comenta que "a conversa com a Prefeitura de Teresina está avançando". "Estamos pensando alternativas junto com o prefeito de como seria feita essa contratação”, acrescenta.

Para o superintendente municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Welton Bandeira, essa tecnologia já é uma realidade em várias cidades do mundo. 

“A nossa intenção é que possamos ser contemplados com essa inovação. Vamos fazer um esforço junto aos consórcios de ônibus para que a gente possa implantar essa tecnologia na cidade. Estamos avaliando os prós e contras", pontua Bandeira. 

A prefeitura acredita que "a implantação destes veículos é uma das soluções sustentáveis para promover um sistema de transporte público de emissão zero de carbono. Além das vantagens ambientais, os ônibus são seguros, silenciosos e podem diminuir os custos operacionais em até 70%". 


Carlienne Carpaso (com informações da PMT)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais