Cidadeverde.com

Canto do Buriti recebe internet fornecida pela Piauí Conectado

Imprimir

A Piauí Conectado chegou a mais uma cidade do Sul do Piauí, dessa vez ao município de Canto do Buriti. Foram instalados 17 pontos de internet para uso do governo em escolas, institutos e órgãos estaduais. O município, que fica localizado a 405 quilômetros da capital Teresina, tem como principal fonte de desenvolvimento a agricultura, a pecuária e a apicultura.

O intuito principal do projeto Piauí Conectado é trazer aperfeiçoamento para os serviços que são oferecidos pelo Estado, a partir do fornecimento de uma internet rápida e de qualidade. Com a chegada da conexão ao serviço público da cidade, os problemas de atendimento à população serão reduzidos.

Quem comemora a notícia é a diretora da Unidade Escolar Beija Valente, Fábia Dias de Miranda, uma das escolas que estão sendo contempladas com o projeto. Ela explica que a internet de qualidade vai facilitar os serviços administrativos da instituição de ensino. “Precisamos de internet de qualidade e meus colegas diretores já me informaram que a da Piauí Conectado é excelente. Isso vai vir para suprir as necessidades da escola, nos ajudando a alimentar o iSEDUC e o MobiEduca.me, sistemas da Secretaria de Educação do Estado. Os professores necessitam porque as frequências são online”, frisa.

Segundo o diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, a tecnologia da rede instalada nas três áreas prioritárias do Estado, sendo elas educação, saúde e segurança, vai acelerar o desenvolvimento do Piauí a nível nacional. “Com a internet de qualidade, o Estado poderá trabalhar nas escolas, hospitais, penitenciárias e demais órgãos de atendimento público utilizando os sistemas digitais nacionais e, assim, acompanhar o nível tecnológico do país”, destaca.

A SPE Piauí Conectado vai instalar 1.500 pontos de internet para uso do governo e da população piauienses em 98 municípios do estado. Serão mais de cinco mil quilômetros contemplados com a rede de fibra óptica, trazendo mais celeridade aos serviços oferecidos pela administração pública estadual e benefícios para a população do Piauí.

Até janeiro deste ano, a Piauí Conectado já estava presente nas 25 cidades mais populosas do estado. Em fevereiro, mais oito cidades serão contempladas com pontos de internet: Simplício Mendes, Gilbués, Corrente, Valença do Piauí, Jaicós, Elesbão Veloso, Paulistana e Alto Longá.

O município

Além de contribuir para o desenvolvimento da região Sul do estado com atividades ligadas ao trabalho no campo, a cidade possui grandes eventos culturais, sediando o tradicional Encontro de Folguedos, o segundo maior festival de quadrilhas juninas do Piauí. Também possui uma tradição repleta de religiosidade, realizando todos os anos os festejos de Sant’Ana, padroeira do município.

Anualmente, no mês de julho, são realizados 10 dias de festejos, além da festa principal, dedicados à padroeira. Acontecem diversas atividades religiosas na igreja matriz da cidade, atraindo vários fiéis, além de shows musicais com artistas locais e nacionais, o que movimenta a economia da cidade durante o período.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais