Cidadeverde.com

Semam intensifica limpeza da lagoa do Parque Ambiental Matias Matos

Imprimir

Foto: ascom/semam

Os serviços de limpeza da lagoa que compõe o Parque Ambiental Matias Matos, localizado no bairro Mocambinho, zona Norte da capital, estão sendo intensificados. Equipes da Prefeitura de Teresina têm se empenhado para fazer o manejo de plantas flutuantes e a retirada de resíduos sólidos, fatores que tendem a prejudicar a vida aquática e ocasionar odores incompatíveis com a sensação de bem-estar dos visitantes do local.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), responsável pela administração do parque, vem se mantendo atenta à preservação da lagoa. “O processo de limpeza tem sido constante, mas precisou ser intensificado nos últimos dias em decorrência do período chuvoso, o que contribuiu para o aparecimento de um volume considerável de resíduos, além da presença de vegetação aquática. Esses fatores tende a gerar cheiros desagradáveis, mas estamos atentos e empenhados em amenizar essa problemática, a fim de manter o parque atrativo para público, bem como o cuidado com os peixes e outros seres que vivem na lagoa”, explica o secretário da pasta, Olavo Braz.

Além disso, o órgão está analisando a possibilidade de transferir de uma parcela dos peixes da lagoa, já que o volume desses seres tem aumentado substancialmente desde a proibição da prática da pesca no local. “Estamos avaliando essa alternativa, pois isso deve contribuir para evitar danos ambientais como a morte de peixes, ou seja, vai auxiliar na preservação da fauna local”, esclarece o gerente de Parques Ambientais da SEMAM, Cláudio Roberto Morais.

O Parque Ambiental Matias Augusto de Oliveira Matos, mais conhecido como Lagoa do Mocambinho, possui aproximadamente 4,9 hectares, onde estão dispostas quadras de esportes (futebol de areia, society, badminton e basquete), ciclovia, pista de caminhada, academia popular, playground, palco para apresentações culturais, quiosques de vendas de alimentos, prédio administrativo e área contemplativa no entorno da lagoa, com grama natural para oferecer mais conforto aos seus frequentadores.

 

Da Redação 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais