Cidadeverde.com

Juiz desabafa: "não aceitamos essa responsabilidade"

Imprimir
O juiz José Airton Medeiros, vice-presidente da Associação de Magistrados do Piauí(Amapi), afirmou em entrevista ao Cidadeverde.com que repudia as declarações do secretário de Segurança, Robert Rios, sobre a culpa da criminalidade na capital.
 
O secretário havia atribuído aos juizes a responsabilidade da soltura de presos no Mutirão da Justiça Criminal, o que segundo ele gerou insegurança na população.
 
Matéria relacionada:
 
 

Para José Airton, o número crescente de casos de violência em Teresina deve ter culpa compartilhada. Ele afirma que os magistrados não podem ser julgados por colocar presos em liberdade, em casos em que a condenação já deveria ter acontecido.

“O que fizemos foi cumprir a lei. Nós apenas agilizamos os processos que mereciam ser julgados e estavam em atraso. Não aceitamos que esta responsabilidade seja atribuída a nós. Parte dela é nossa, porque as leis são falhas. Mas a segurança também está no mesmo barco. Eles olham para o aumento da violência e esquecem que a culpa também é deles”, destacou o magistrado ao se referir aos órgãos de segurança pública.

O juiz ainda ressaltou que a discussão travada pela segurança em relação à Justiça tem caráter político. “A questão política interfere. Temos que ser técnicos. Se o juiz solta é porque a lei assegura a liberdade do acusado. Não somos nós que criamos as leis”, concluiu.


 

Záira Amorim
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: