Cidadeverde.com

Saiba quais os sintomas, cuidados e tratamento para o Lúpus

Imprimir

Uma febre, seguida de mal-estar, vômito, diarreia, manchas na pele, dor de cabeça. Esses sintomas ajudam os médicos a fechar um diagnóstico, por exemplo. Mas e quando os sintomas não são aparentes?

Uma série de doenças começa de forma assintomática, sem maiores alardes e, quando descobertas, já podem estar em estado avançado. São as chamadas “doenças silenciosas”. Muitas vezes, os sinais podem ser confundidos com outros casos. Mas com o tempo revelam o problema maior. O Lúpus, por exemplo faz parte dessa lista.

O que é?

Estudos apontam que o Lúpus pode ser desencadeado por exposição aos raios ultravioleta, alergias a medicamentos, vírus, fatores genéticos ou emocionais. A doença é causada por um equívoco do sistema imunológico, que identifica órgãos do corpo como se fossem bactérias, vírus, câncer ou outros causadores de enfermidades

Tratamento

Como a doença não tem cura, para que o paciente tenha qualidade de vida, é necessário tratamento permanente. Em uma fase aguda da doença, a medicação é à base de imunossupressores, que reduzem a atividade do sistema de defesa. Mas, em contrapartida, eles baixam a guarda do organismo, deixando o corpo suscetível a infecções oportunistas.

Além dos medicamentos, o paciente deve manter uma alimentação saudável, pois o Lúpus, a longo prazo, pode causar alterações cardiovasculares. Aliás, atividades físicas são indicadas. O uso do protetor solar é importante nesses casos, uma vez que a radiação é responsável pelas reações na pele.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais