Cidadeverde.com

Já é Carnaval: dicas para aproveitar a folia com saúde

Imprimir

Nos blocos de rua, desfiles de escolas de samba ou na praia: não importa o lugar, o Carnaval costuma ser marcado pelos excesso, seja de alegria ou de bebidas. Para aproveitar somente o lado bom da festa, o jeito é apostar em estratégias que dêem mais energia aos foliões, como manter uma hidratação eficiente e uma alimentação o mais saudável possível. 

Afinal, durante o feriadão, muita gente usa e abusa das comidas gordurosas e das bebidas alcoólicas. Para melhorar a disposição antes, durante e depois do bloco, uma opção é investir em eletrólitos - minerais responsáveis pelo transporte de água para dentro das células e também pelos impulsos elétricos do nosso corpo - que ajudam na hidratação e recuperação do organismo. Confira algumas dicas para aproveitar a folia com saúde:

Green is the new black: consuma muitos vegetais verdes e nutrientes

Para equilibrar o organismo e evitar a retenção de líquidos gerada pelos excessos, é recomendável consumir muitos vegetais verdes e alimentos concentrados em nutrientes, como:

Abacate
Frutas Vermelhas
Verduras variadas
Folhas em geral, como espinafre e rúcula
Couve-manteiga
Suco verde
Chás
Temperos e ervas como cúrcuma, orégano e alecrim
Pimentas
Coentro
Salsinha
Limão

De acordo com a médica Elisa Urban, uma boa dica é conversar com o profissional de saúde que o acompanha e suplementar com o que pode ajudar o seu organismo no caso de necessidade de um reforço na dieta. 

Além disso, segundo a doutora, alimentos antioxidantes e carboidratos de baixo índice glicêmico, ricos em fibras, são essenciais para proteger o organismo e alcançar uma boa recuperação pós-folia.

Aposte em carboidratos de baixo índice glicêmico para a energia constante

“Como normalmente gasta-se muita energia nos bloquinhos, combinar a palatinose, um carboidrato de baixo índice glicêmico, ajuda a manter a energia estável e prolongada, sem aumentar a glicemia e sem a queda brusca de energia. Unidos  à taurina e o extrato de chá-verde (fonte natural de cafeína), são uma ótima saída para evitar o cansaço extremo durante e pós folia”, detalha a médica Elisa Urban.

Hidratação é mais do que beber água: invista em eletrólitos

Geralmente, pressupõe-se que se hidratar é apenas tomar água e suprir a quantidade perdida. Entretanto, como o nosso corpo não produz água, precisamos repô-la diariamente de maneira eficaz, em um processo de hidratação. “Porém, a hidratação só é eficiente quando essa água tem a capacidade de entrar nas células, e para isso precisamos dos eletrólitos, sais que atuam como condutores de eletricidade, permitindo  uma hidratação verdadeira e entregando os nutrientes essenciais, que ajudam a manter o organismo em constante equilíbrio”, reforça a médica.

Segundo a doutora Elisa, a presença de alguns eletrólitos torna-se fundamental para o bom funcionamento do organismo, principalmente em dias mais quentes ou que exigem mais do nosso corpo, como os de Carnaval. 

Aposte também em água de coco, frutas e vegetais e sais não refinados. “É importante que os foliões se hidratem bem. Outras opções baixas em calorias podem ser os chás (cavalinha, dente de leão, hibisco, alcachofra, gengibre e hortelã), pois eles irão acelerar o organismo, contribuir na digestão e eliminação da retenção de  líquidos, evitando o acúmulo de toxicidades no corpo. Águas saborizadas com frutas cítricas, gengibre e limão também são ótimas opções, e, claro, a água mineral ou filtrada, que sempre deve estar por perto”, aconselha a médica.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais